A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

3ª edição MarFilmFestival

Written by 

Como não há duas sem três. O Mar Film Festival regressa ao Museu Marítimo de Ílhavo para a terceira edição, que decorrerá de 26 a 28 de abril.

O mar volta a ser a âncora de todas as curtas e longas-metragens a exibir, cada uma com uma perspetiva diferente. Nas primeiras edições, os filmes exibidos são prova da imensidão de abordagens em torno do mar: o lado feroz e misterioso, o caráter romântico, o ganha-pão, a calmaria, a saudade, a perda, o reencontro, a identidade de uma vila, as cicatrizes de uma família, a coragem dos pescadores, o lazer, a economia, as questões ambientais, entre muitas outras perspetivas. Em breve serão anunciados as longas-metragens a exibir este ano.

Com inspiração nos filmes dos irmãos Lumière, realizados no início da arte cinematográfica, são admitidas a concurso todas as obras com duração até dois minutos, de um só plano, a preto e branco ou a cores, sem som, sem movimentos físicos ou óticos de câmara, ficcionais, documentais.
O desafio criativo é grande, visto que os concorrentes estão impedidos de utilizar qualquer efeito ou montagem, o que obriga ao foco na componente narrativa da imagem em movimento.

As obras admitidas a concurso serão exibidas durante o Mar Film Festival, seguindo-se a entrega de prémios nas diversas categorias ,dos 12 aos 15 anos; dos 16 aos 18 anos; documentário, a partir dos 19 anos; e ficção, a partir dos 19 anos. 

A terceira edição do Mar Film Festival está prestes a chegar ao Museu Marítimo de Ílhavo, arrancando na próxima sexta-feira com sessões até domingo (26 a 28 de abril).
O festival não poderia começar de melhor forma. Para as 10.00 horas de sexta-feira está marcada a antestreia de “Mar, a última fronteira”, uma série documental de imagens subaquáticas da costa portuguesa e arquipélagos da Madeira e Açores, realizada pelo videógrafo subaquático, Nuno Sá, que foi distinguido em 2018 com o prémio BAFTA, na categoria de melhor fotografia num dos episódios da série documental “Planeta Azul”, da BBC. Nesta nova série, produzida com o Oceanário de Lisboa, o videógrafo procura mostrar que Portugal tem uma vida marinha comparável aos melhores sítios do planeta.

A sessão finaliza com uma conversa sobre o documentário, com a presença de Nuno Sá e de Catarina Eira (CESAM-UA). A antestreia no Mar Film Festival está reservada sobretudo ao público escolar, estando a entrada do público em geral condicionada aos lugares restantes.
Sexta-feira, às 21.30 horas, acontece a abertura oficial do festival, com a exibição de “Hálito Azul”, documentário em torno da freguesia piscatória da Ribeira Quente na ilha de S. Miguel, nos Açores, e da vida de quem luta por dias normais, ainda que com o peixe a escassear. A sessão acaba com uma conversa com o realizador, Rodrigo Areias (galardoado em vários festivais) e com Nuno Sá.

No dia seguinte, sábado, 27 de abril, destaque para “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosa, a exibir às 21:30. O documentário capta a vida da ilha italiana de Lampedusa, o local que tem sido manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Médio Oriente, que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.
No final, os comentários estarão a cargo da escritora Ana Margarida de Carvalho e de Ana Rodrigues, representante do CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social).
O programa do Mar Film Festival vai muito além destes destaques, contemplando mais documentários, ficção e cinema de animação, com a presença, ainda, dos realizadores Rui Pregal da Cunha, João Trabulo, Ana Luísa Oliveira, André Puertas e Sara Santos, Paulo Fajardo. Haverá, também, tempo para a exibição das obras a concurso no Novas Vistas Lumière e Memórias de RiaMar.

 

 Mar Film Festival lança Workshop de Realização Cinematográfica

O Mar Film Festival realiza a sua terceira edição e adiciona ao programa uma nova vertente formativa: um Workshop de Iniciação à Realização Cinematográfica.
Esta formação é gratuita, decorre durante os três dias do Festival e será coordenada por João Luz, docente de Realização Cinematográfica e diretor do curso de Cinema Documental, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.
Os participantes serão orientados na realização de um documentário sobre a 3.ª edição de Mar Film Festival, a ser exibido na sessão de entrega dos prémios e do qual serão extraídas imagens que integrarão o filme oficial do festival, cuja ficha técnica integrará o nome dos participantes do workshop.
Com sessões teóricas e práticas, este workshop é dirigido a iniciantes ou com experiência intermédia na área. A formação abordará assuntos como os princípios formais de som e imagem, equipamentos, fórmulas de construção fílmica em documentário de curta duração, entre outros.
As inscrições, limitadas a dez participantes, deverão ser solicitadas até 24 de abril, através do e-mail marfilmfestival@cm-ilhavo.pt.
Os participantes deverão acompanhar-se de uma câmara DSLR e um computador com processador i7. Outro tipo de dispositivos serão avaliados pelo formador.

As normas e outras informações estão disponíveis em www.marfilmfestival.pt

 

 

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...