A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Restock galeria - À procura da nuvem perfeita

20 de Março - 20 de Maio | Sábado das 11h até 13 horas | De 2ª feira a 6ªfeira das 11h até 16 horas 

À procura da nuvem perfeita serviu como mote para reencontrar elementos iconográficos espalhados aqui, ali, acolá. São elementos que entram e saem da minha vida, consoante o estado de espírito, num determinado espaço físico, e ou, temporal. A nuvem perfeita, está nas suas imperfeições.

António Pascal - janeiro de 2021

“Ele chegou e ninguém lhe ligou importância. O mundo continuou atarefado como sempre, embora houvesse alguns seres mais atentos. Enquanto o problema e a preocupação se começavam a espalhar por todo o lado, as recomendações de distância social e de higienização faziam cada vez mais sentido. Cientes das fragilidades do nosso modo de vida, refugiámo-nos como eremitas, acabando com isso por fazer ampliar pequenas irritações quotidianas e aumentar o nervosismo e a desconfiança no outro. Atirados para esta solução provisória sem rede, mas com wi-fi, vimos multiplicar as solicitações enquanto os problemas se agigantavam. Às boas intenções que acalentávamos no início sobreveio uma realidade espinhosa. Depressa vieram os pesadelos. Apesar das notícias de experiências transformadoras de outros foi difícil reorganizarmos o quotidiano e comunicar só à distância. Foi com a ajuda de castelos feitos de histórias ou de cartas de jogar, e com a continuação de exercício para corpo e mente que conseguimos superar as dificuldades. Enquanto desejávamos ardentemente um destino diferente, aventurámo-nos a fazer coisas incomuns. Entre o peso da responsabilidade e a vontade de descoberta fomos levados a nos conhecer melhor a nós próprios. No fim, apesar de forçado a criar um oceano entre “ o mim e os outros”, o isolamento propiciou a maturação e concretização de ideias, e a abundância de inspiração. O segredo está no desassossego como catalisador de atividade, e assim evitar o desconforto de se sentir cativo. Deste percurso afortunado resultou esta viagem singular”.

Filipa Marcelino - março de 2021

 

"Ma"
por Kazumi Taketomo

‘Ma’ em japonês significa ‘um espaço no meio’. É um conceito bastante japonês de relacionamento, comunicação e espaço. e outro é "aquele momento" ou "o momento", pois Taketomo captura o momento da vida diária, mas de alguma forma o que aquele momento significou especialmente para ela ....

Enquanto dou uma caminhada ou passo o tempo em casas de chá em minha cidade natal, Kyoto, tiro fotos dos meus momentos favoritos com a câmera do meu coração.

Eu gravo esses momentos intrigantes da vida diária em minha mente. Essas cenas, pessoas, acontecimentos do dia-a-dia que tomamos como certos são, na verdade, o resultado de muitas coincidências e se projetam diante dos meus olhos. Encontro algum tipo de conexão com meu estilo de vida, minhas coisas favoritas, minhas memórias e meu mundo interior nesses momentos preciosos. Eles também se tornam (formam) um novo mundo como meu trabalho de arte.

Esta é a minha segunda exposição na RESTOCK Gallery. Espero criar outra chance de me conectar com os espectadores por meio do meu trabalho além da distância física e cultural.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos