A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

16º concurso literário no Algarve

Written by  Rita Pina crtz direitos reservados

 

Loulé e Lagos lançam de novo uma nova edição do concurso literário Sophia Mello de Breyner Andresen.

Naquela que já é uma tradição na vida escolar algarvia, as Autarquias de Loulé e Lagos, através das suas bibliotecas, voltam a juntar-se para lançar mais uma edição, a 16ª - do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, iniciativa que tem como principal objetivo incentivar para a leitura das obras de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O concurso destina-se aos estudantes do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário ou equiparado, da região do Algarve. São admitidos trabalhos de Poesia, Prosa ou Ensaio, em língua portuguesa, e Ilustração, originais e inéditos até à data da decisão final, que incidam sobre a obra literária de Sophia, devendo os mesmos indicar a obra original sobre a qual refletem.
Os trabalhos apresentados terão que estar identificados com pseudónimo e ano de escolaridade do aluno. No caso de um autor apresentar mais do que um trabalho a concurso, os pseudónimos devem ser diferentes para cada um deles.
Os trabalhos a concurso devem ser entregues até ao dia 26 de fevereiro de 2022, na Biblioteca Municipal de Loulé ou na Biblioteca Municipal de Lagos.
O júri é constituído por um representante da Câmara Municipal de Loulé, da Câmara Municipal de Lagos, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DSR-Algarve) e um autor convidado. Este concurso tem uma periodicidade anual e a entrega de prémios, que decorre de forma rotativa, acontece nesta edição na Biblioteca de Loulé, a 23 de abril de 2022.

Os prémios são entregues em cartões-oferta a levantar em livrarias locais, nos concelhos de Loulé ou Lagos. O júri atribui quatro prémios a cada nível de escolaridade, dois por categoria, modalidade de texto, em poesia, prosa ou ensaio, e modalidade de Ilustração cujo primeiro prémio é um cartão-oferta no valor de quatrocentos euros mais um diploma de participação, o segundo  prémio, um cartão-oferta no valor de duzentos euros mais um diploma de participação. existe a possibilidade de atribuir menções honrosas, oferecendo livros, mais um diploma de participação. Para as escolas frequentadas pelos alunos premiados são oferecidos livros, como contributo às Bibliotecas Escolares. Mais informações através dos emails biblioteca@cm-loule.pt ou biblioteca@cm-lagos.pt
É de salientar que o Concurso Literário Sophia de Mello Breyner tem-se assumido como um importante veículo de promoção dos hábitos de leitura junto dos estudantes algarvios, bem como do legado de um dos nomes maiores da Literatura Portuguesa.

 

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos