Mais de 35 mil euros em prémios na primeira edição do Concurso Internacional de Canto (CIC). Faltam 13 dias para o encerramento das candidaturas do Cascais Ópera . Para além dos prémios pecuniários, o certame atribui contratos com o Festival Internacional de Música de Marvão, Teatro Nacional da Sérvia - Novi Sad.
As inscrições para o Cascais Ópera, destinado a novos valores do canto lírico, de todas as tipologias vocais e com idades compreendidas entre 18 e 32 anos, encerram a 31 de dezembro de 2023.
Este concurso, apoiado por instituições de prestígio tanto a nível nacional quanto internacional, desempenha um papel fundamental no apoio a jovens cantores de todo o mundo para que alcancem os seus objetivos artísticos. Ao proporcionar uma experiência verdadeiramente pedagógica nas suas carreiras, estas instituições sobressaem ao criar oportunidades para a concretização de sonhos e impulsionar o desenvolvimento profissional dos jovens cantores de ópera.
São mais de 35 mil euros em prémios que os finalistas do concurso disputarão no histórico Teatro Nacional de São Carlos, no dia 14 de Abril, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa:
“Grand Prix” Égide de 10 mil euros.
1º Prémio voz feminina “Teresa Berganza” de 7500 euros, com o apoio da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI.
1º Prémio voz masculina – 7500 euros.
2º prémio – 5000 euros.
3º prémio – 3500 euros.
Prémio melhor concorrente jovem – 2500 euros.
Prémio do Publico -1500 euros.
Para além dos prémios pecuniários bastante atrativos, os vencedores terão também a oportunidade de vir a pisar o palco de teatros e de festivais, dos mais conceituados no mundo.
O laureado do Grand Prix terá a possibilidade de realizar um concerto ou de participar numa ópera no Teatro Nacional de São Carlos.
Destaca-se também a parceria que o Cascais Ópera estabeleceu com festivais nacionais como o Festival Internacional de Música de Marvão e o Festival de Música “Filipe de Sousa” em Mafra, Património Mundial da UNESCO, e a nível internacional com o Teatro Nacional da Sérvia - Novi Sad, em que os laureados terão a possibilidade de realizar um recital ou concerto, em salas e espaços emblemáticos.
Por sua vez, a Orquestra Sinfónica de Cascais oferece a um dos laureados a oportunidade de realizar um concerto com a Orquestra.
Alguns dos prémios poderão não ser atribuídos, por decisão do júri. Todos os concorrentes receberão Diplomas de Participação.
O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC , a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I e conta com o apoio da Égide Associação Portuguesa das Artes, Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, Fundação Millennium bcp, Casino do Estoril, SRS Legal e tem como parceiro institucional Teatro Nacional de São Carlos.
Calendário
31 de Dezembro – Fecho de candidaturas
1 a 6 de Fevereiro 2024 – Anúncio dos candidatos selecionados para a fase presencial
6 de Abril – Início do Concurso em Cascais – Fase presencial
14 de Abril – Final do concurso no Teatro Nacional de São Carlos