O carnaval mais genuíno de Portugal tem quatro dias de folia, de 10 a 13 de fevereiro, em Podence, e mais de 40 iniciativas em agenda, repletas de uma energia contagiante
As rotas da correspondência postal portuguesa e a filatelia nacional conhecerão a partir de 13 de fevereiro um colorido especial, graças à nova série de selos dedicados aos Caretos de Podence. O dia maior do Entrudo Chocalheiro que animará as Terras de Cavaleiros e acolherá a apresentação da nova edição filatélica dos CTT Correios de Portugal. Que assim perpetuará por esse mundo fora uma das joias do património etnográfico do município macedense, elevada desde 2019 a Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
A iniciativa é apenas uma entre as mais de 40 que fazem parte do programa de quatro dias de folia daquele que é por muitos considerado o Carnaval mais genuíno do nosso País. E que tem nos Caretos à Solta, pelas ruas da aldeia de Podence, entre os dias 11 e 13, às 15h30, um dos seus pontos altos. E sempre a crescer, ou não assegurassem os Facanitos à Solta, crianças mascaradas de caretos e a imitar o folguedo dos mais velhos, o futuro da arte chocalheira. Acontecerá no dia 10, às 15h30.
Organizado pela Associação Grupo Caretos de Podence, o evento conta com a colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e celebra a fertilidade que a Primavera irá trazer. Tradição ancestral que os homens de Podence encarnam através da personagem do Careto e que os faz percorrer a aldeia com chocalhos à cinta, à procura de raparigas para dançar e chocalhar, claro.
“Podence é uma das aldeias do concelho que melhor reflete a autenticidade e a identidade das Terras de Cavaleiros, com um património histórico e sociocultural que a fez entrar há um ano na Rota das Aldeias de Portugal. O Entrudo Chocalheiro de Podence é uma porta para o nosso concelho, que lhe faculta uma crescente notoriedade, nacional e internacional, do ponto de vista turístico e lhe permite receber cada vez mais visitantes. Os quais se embrenham pelas ruas da aldeia à procura dos Murais evocativos das suas tradições, para chegar não só ao Museu, à Eira e ao Baloiço do Careto, mas também para conhecer a Paisagem Protegida do Azibo, o Geopark Terras de Cavaleiros e tantos outros pontos de interesse que espelham a riqueza natural e patrimonial de Macedo”, sublinha Rui Vilarinho, presidente em substituição da Câmara Municipal.
PROGRAMA
o Desfile Noturno em Macedo de Cavaleiros (dia 10, às 21h30),
o Pregão Casamenteiro (dia 12, às 21h30)
a Noite da Máscara Mágica com Desfile Enigmático (dia 12, às 22h00)
o Desfile de Marafonas (dia 13, às 16h00)
a Queima do Entrudo (dia 13, às 17h30), na Eira do Careto.
As caminhadas far-se-ão pelos trilhos do Entrudo Chocalheiro, do Careto e do Chocalho, bem como nas rondas pelas animações de rua, nos concertos tradicionais, nas visitas ao Geopark e à Albufeira do Azibo, através de um geocruzeiro, numa embarcação ecológica. E, nesse particular, oportunidades não faltarão pelas tabernas e restaurantes de Macedo de Cavaleiros. espaços que se preparam especialmente para estes dias, a pensar no almoço regional do dia inaugural, no repasto do domingo gordo e nas três noites gastronómicas em perspetiva.
Os palatos dos milhares de visitantes que são esperados têm, aliás, uma outra prova de sabor a decorrer em simultâneo, o Festival Gastronómico do Grelo, de dia 9 a 13 de fevereiro, a que aderiram 19 espaços de restauração, para promover a especialidade hortícola nas suas ementas, confecionada e apresentada de várias formas. De 29 a 31 de março, a rota será a do Cabrito à Mesa.