Na antiga Escola Primária das Sarnadas, freguesia de Alte, no Algarve, poderá encontrar a Casa do Esparto.
Integrada na rede de oficinas do projeto Loulé Criativo, trata-se de um espaço inteiramente dedicado a esta arte, que foi um ofício florescente no passado e que se encontra à beira da extinção.
O esparto é uma planta herbácea que cresce espontaneamente no Barrocal algarvio, sendo utilizado desde tempos imemoriais para produzir cordas, tapetes, alcofas e uma variedade de utensílios utilizados na agricultura e na pesca. No passado, desempenhou um importante papel na vida socioeconómica do interior do concelho de Loulé mas atualmente não possuí grande expressão na região. A Casa do Esparto surge para contrariar esta situação, pretendendo revitalizar esta arte.
O espaço irá funcionar como local de trabalho, onde será possível conhecer os artesãos, adquirir os seus trabalhos e frequentar cursos e workshops acerca desta fibra vegetal.
Esta é uma iniciativa da Câmara da Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Junta de Freguesia de Alte.
Recorde-se que a Casa do Esparto será a sétima oficina do Loulé Criativo e a primeira localizada fora da cidade de Loulé, e vem juntar-se à Casa da Empreita e às Oficinas dos Caldeireiros, do Relojoeiro, do Barro, dos Cordofones e dos Têxteis.