A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

Imaginando o cosmos

Written by  Claudia Luxbacher fts Daniel Stauch, AB

 

O Louvre Abu Dhabi apresenta esta exposição até junho de 2025. Ela foi projetada pelo Atelier Brückner para o museu infantil, um edifício separado dentro da arquitetura icônica do arquiteto francês Jean Nouvel. Através de objetos originais, obras de arte e artefatos, crianças e jovens têm acesso ao cosmos, de forma lúdica, científica e imersiva, uma experiência curada em três andares.

Cada andar tem um design diferente, o nível térreo é escuro e mágico como um céu estrelado, o andar superior é técnico e luminoso como uma nave espacial, e o porão, onde Marte pode ser explorado, é totalmente banhado de laranja. Os jovens visitantes do museu mergulham em mundos de experiência e conquistam seus próprios conhecimentos, escaneiam sua pulseira com código de barras, respondem dúvidas e recebem informações de acordo com a faixa etária e o idioma escolhido.

A jornada interativa "Retratando o Cosmos" começa com a Galeria Cosmos, no térreo do Museu Infantil do Louvre Abu Dhabi. Aqui é tudo sobre a visão do homem sobre os céus. Contemplar, Narrar, Medir são as três formas pelas quais a humanidade se apropria do cosmos. Os objetos expostos ilustram isso. Existem instrumentos de medição, incluindo um astrolábio (Norte de África, 1726/27) e um sextante (Europa, século XIX), bem como obras de arte: uma estela egípcia de 2.200 anos representando um céu estrelado e uma tigela helenística de terracota mostrando uma carruagem solar, ambas emprestadas do Louvre em Paris. Um globo celestial datado de 1750 vem da “Bibliothèque National de France”. As crianças podem explorar suas constelações em uma estação de mídia. Os rótulos dos objetos são projetados de forma diferente de acordo com a área temática. Eles se abrem como pequenas portas para outro mundo, podem ser abertos ou virados como um livro.

Binóculos de aparência futurista apontam os jovens visitantes do museu para corpos celestes e constelações projetadas nas paredes circundantes, incluindo um avião e estrelas cadentes. As informações exibidas no display saciam a sede de conhecimento. Por fim, no centro da sala, uma caixa preta oferece uma experiência imersiva, estrelas projetadas, planetas e a Via Láctea, espelhadas diversas vezes, transmitem uma sensação de infinito.

A escadaria, com a sua iluminação impressionante, é o prelúdio da sua própria expedição ao espaço. O primeiro andar, intitulado “explorar”, lembra uma nave espacial. O foco aqui está nas viagens espaciais e experimentos de pesquisa relacionados. Filmes gravados em uma espaçonave dos Emirados completam a experiência. A atração é um traje original de astronauta da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos, que puxa os visitantes para o espaço desde a entrada.

Várias estações de pesquisa convidam você a experimentar. As crianças podem investigar o peso e o magnetismo de meteoritos artificiais. Na mesa de mídia "Crie sua própria imagem do céu", eles descobrem como a coloração facilita a leitura das imagens do telescópio e podem criar sua própria imagem ajustando a cor. A “Spacewalk through Infinity” também oferece uma experiência lúdica: a instalação da sala artisticamente projetada funciona com globos retroiluminados e paredes espelhadas. Os corpos celestes abstratos mudam de cor assim que os jovens visitantes do museu se aproximam deles.

Finalmente, os visitantes podem chegar à Estação Marte de elevador. Está localizado no subsolo do museu. Tudo aqui é banhado por uma luz laranja. Primeiro, as crianças aprendem sobre os requisitos para explorar este planeta. No “Mission Desk”, com a sua estação RFID interactiva, podem descobrir quais as missões que serão possíveis em Marte no futuro. Eles podem então escolher qual dessas missões gostariam de realizar na área externa adjacente.

A área externa foi projetada como campo de treinamento. Aqui, as crianças podem explorar de forma divertida a paisagem marciana com colinas, obstáculos e um trampolim integrado. Estações analógicas fornecem informações sobre a vida em Marte: há um campo de construção em Marte, uma missão rover onde as rochas são coletadas para fins de pesquisa e uma estação de plantas onde a questão é se e como as plantas podem ser cultivadas em Marte. A paisagem marciana torna-se uma experiência espacial: imagens impressas em grande escala cercam as paredes externas da área de lazer.

O caminho de volta à Terra é através de um túnel espacial. O longo e iluminado corredor leva às galerias do Louvre Abu Dhabi. Aqui você pode continuar sua visita ao museu.

"Retratando o Cosmos" foi desenvolvido pelo Louvre Abu Dhabi em parceria com a Mubadala Investment Company, a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos e o Centro Espacial Mohammed Bin Rashid.

Com o apoio dos Museus Franceses, o museu recebeu importantes empréstimos da Bibliothèque Nationale de France, do Musée des Arts Décoratifs, do Musée du Louvre, do Musée d'Orsay, do Musée du Quai Branly - Jacques Chirac, do Musée Guimet e o Centro Pompidou. Há também empréstimos do Departamento de Cultura e Turismo - Abu Dhabi (Museu de História Natural de Abu Dhabi), da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos e a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos e a Autoridade dos Museus de Sharjah (Museu Marítimo de Sharjah).

 

 

O Atelier Brückner, como planejador geral, foi responsável pela concepção da exposição e pelo conceito geral. Com 130 funcionários, o atelier é um dos principais designers de exposições do mundo. A empresa possui escritórios em Stuttgart e Seul. Cria espaços narrativos para museus, marcas e centros de visitantes. O foco está na comunicação emocional do conteúdo, como uma experiência duradoura.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos