Foram os dados reunidos por um estudo efectuado pela empresa de media inteligência Cision, ao longo de seis meses, desde o início da pandemia.
A 2 de março foram registados os primeiros casos de Covid-19, em Portuga e durante os seis meses seguintes foram captados, pela CISION, 1.103.944 artigos relativos a este tema, no espaço editorial português, representando 38,84% do total de notícias.
Em abril, a pandemia esteve presente em mais de metade das notícias nacionais, mas o seu mediatismo foi decrescendo gradualmente, até ocupar um quarto do espaço editorial, em agosto.
A premente necessidade de atualização da informação dos meios online tornou-os no tipo de meio onde foi captada a maioria dos artigos sobre a Covid-19.
Uma equipa multidisciplinar analisou, ainda, os principais protagonistas associados às notícias da pandemia, nestes 6 meses, entre março e agosto.
Este estudo teve por base as notícias referentes à Covid-19, entre o início de março e o final de agosto deste ano, veiculadas em mais de dois mil meios de comunicação social nacionais desde Televisão, Imprensa, Rádio e online, monitorizados pela CISION.