São duas das primeiras confirmações anunciadas para o Iberanime, o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal, que se realiza nos dias 11 e 12 de maio, na FIL, em Lisboa.
Rica Matsumoto é a voz de Ash Ketchum, a personagem principal da série de anime Pokémon, e é também a cantora de inúmeros temas da série de televisão e dos filmes, incluindo do genérico de abertura. Nascida em Yokohama, no Japão, começou cedo a trabalhar nos palcos, mas foi a carreira de voice actress e cantora que mais a popularizou, tendo assumido outros papéis notáveis como Ryo Bakura em Yu-Gi-Oh, Midori Kodama em Azuki Chan e Aoi Futaba em You're Under Arrest.Matsumoto teve papéis principais ou secundários em dezenas de séries. Também teve um programa de rádio no Japão e faz alguns trabalhos de dobragem para traduções de filmes e séries de televisão americanos para japonês. Foi igualmente uma das fundadoras da banda de anison JAM Project. No Iberanime, a cantora e voice actress vai fazer parte de um talk-show no sábado, onde, certamente, "trará" o Ash Ketchum consigo, e, no domingo, será a responsável pelo concerto principal do Iberanime.
Edo Haruma é animador, designer de personagens e artista de storyboard e, atualmente, vive em Tóquio, no Japão. É, igualmente, o ilustrador responsável pelos cartazes do Iberanime das edições de Lisboa e Porto do ano passado e, novamente, da edição de Lisboa deste ano. Nascido no México, mas um cidadão do Japão há diversos anos, Edo Haruma é um dos mais relevantes ilustradores de anime na comunidade, fazendo, neste momento, parte da equipa de ilustradores da série One Piece. Do seu portefólio contam já diversas colaborações em animação para televisão, filmes e videojogos, como o filme The First Slam Dunk, o jogo Ensemble Stars ou o anime Vlad Love.
Edo repete a sua presença no Iberanime, onde esteve em 2016, apresentando, este ano, um workshop sobre conceitos básicos de anime com um pouco de ação e um debate sobre o seu percurso, sobre o que é preciso para se ser um animador no Japão e como funciona a indústria de anime.
Após o estrondoso sucesso da edição do Porto em outubro do ano passado, que juntou, na Exponor, 34 150 visitantes, 92 expositores de diversas marcas e mais de 100 atividades divididas por palcos e áreas, é a vez de Lisboa receber e dar a conhecer os vários aspetos da cultura pop japonesa, com áreas de karaoke, dança (Para Para Dance), coreografias (JoJo Pose), desenho manga, séries de anime, concursos de noodles e feira de marcas e artistas do universo japonês e da cultura pop.
A área de gaming é uma componente igualmente forte do evento, com a presença de torneios nacionais e internacionais de e-sports, zonas de jogos arcade e retro gaming, jogos de tabuleiro, trading card games e ativações de marcas como Nintendo e Playstation.
Definido, no ano passado, como um dos eventos oficiais de comemoração dos 480 anos da amizade entre Japão – Portugal, o Iberanime conta igualmente com atividades de cultura tradicional japonesa, como momentos musicais, exibição de artes marciais, workshops de reiki, caligrafia japonesa e muitos outros aspetos da cultura japonesa.
Competições internacionais de Cosplay são sempre um ponto alto do evento
No Iberanime de Lisboa, acontece a etapa portuguesa do Extreme Cosplay Gathering, a competição internacional de Cosplay que levará o representante português à final que acontece na Japan Expo, em Paris. Esta competição acontece em 18 países da Europa, América do Norte e Oceânia e é uma das mais internacionais competições de Cosplay.
Também no fim de semana do Iberanime, acontece a final do Cosplay World Masters que vai selecionar o grande vencedor desta competição internacional que é a única do mundo com final no nosso país e, habitualmente, conta sempre com mais de 12 países todos os anos.
Há, ainda, duas competições mais informais: o Cosplay de Grupo e o Iberanime Kids Contest, o concurso de Cosplay dedicado aos mais pequenos, dos 6 aos 13 anos.
Os bilhetes para o Iberanime permitem o acesso a todas as atividades do evento.