A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

FŪ TSUGI 風継ぎ

Written by 

Com direcção artística Rafael Alvarez, trata-se de um projecto coreográfico de intercâmbio artístico entre participantes maiores de 55 anos, entre os dias 17 a 19 Setembro em Paris, no Parc de Bercy e em Lisboa, entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outubro, nas Carpintarias de São Lázaro.


Um conjunto de cerca de 20 participantes maiores de 55 anos e seniores da região de Lisboa e Paris são desafiados pelo coreógrafo Rafael Alvarez para desenvolver e criar uma proposta coreográfica em ambas as cidades, partindo da experiência adquirida através de um ciclo de laboratórios intensivos de pesquisa, improvisação e criação em dança contemporânea, implementados numa primeira fase em Lisboa e Paris. O processo resultante deste intercâmbio artístico entre os participantes de ambas as cidades, permitindo uma troca de experiências, culmina na apresentação pública do espectáculo colaborativo em Lisboa e Paris. O projecto será replicado com participantes da região de Ílhavo em co-produção com 23 Milhas / Câmara Municipal de Ílhavo.
“FŪ TSUGI” (vento de ligações) desenvolve-se a partir de uma coleção pessoal de mais de 100 fotografias instantâneas de cada um dos intérpretes. Esta série fotográfica será a base da construção coreográfica e da escrita dramatúrgica que compõe esta partitura de auto-retratos dançados, propondo possibilidades de interseção entre dança e imagem fotográfica, revelando as identidades singulares que se multiplicam no corpo e no espaço sob a forma de haikus visuais, uma paisagem coreográfica de auto-retratos dançados e uma instalação fotográfica habitada.
A experiência de vida destes intérpretes oferece ao acto criativo uma sensibilidade singular e simultaneamente uma liberdade de criação aberta à diversidade humana e à poesia dos corpos em movimento que, na velocidade contemporânea, nos convida a um tempo e um lugar de diálogo, para escutar, sentir, pensar e dançar o mundo, longe e perto, dentro e fora de nós.
*Fū 風, em japonês ‘vento’, representa no godai (cinco elementos) todas as coisas que crescem, se expandem, e gozam de liberdade de movimento, como o ar, a neblina ou o fumo. Fū representa o respirar e os processos internos associados à respiração. Mental e emocionalmente, representa uma postura de "mente livre e aberta" e um sentimento de despreocupação. Pode ser associado à vontade, indefinição, evasão, compaixão e sabedoria.
O ‘kintsugi’ técnica centenária do Japão que consiste em reparar e ligar peças de cerâmica quebradas através de uma liga dourada inspira o título e universo deste projecto. O objectivo não é devolver o objecto ao seu estado imaculado, pelo contrário, as fissuras são realçadas com uma mistura de laque e ouro em pó. São “perfeitamente imperfeitos”. O kintsugi pode ser entendido de uma forma simplificada na sua vertente filosófica com a aceitação do imperfeito, da falha ou do defeituoso. Estes corpos mais vulneráveis que se convocam através do projecto TSUGI, são também corpos de resiliência e acção, são de corpos de ligação. Não pretendemos camuflar a natureza frágil, que nos torna mais humanos, mas antes celebrar a diversidade e a singularidade de cada uma das suas identidades.
Esta nova criação enquadra-se no contexto da experiência do projecto DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos® criado e dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez em Lisboa celebrando 20 anos de actividade regular - aulas semanais, laboratórios de pesquisa, formação e criação e apresentação de projectos coreográficos e espectáculos. Para além das aulas semanais de Lisboa que têm vindo a ser realizadas de forma regular desde 2001, a BODYBUILDERS celebra também 4 anos de implementação deste projecto em Paris através dos Labs Mensais de Criação e Improvisação +55 Anos e dos projectos de criação coreográfica e intercâmbio Lisboa-Paris.

Direcção Artística, Coreografia, Instalação Cénica e Figurinos: Rafael Alvarez
Intérpretes (Lisboa e Paris): Ana Bela Mendes, Anna Giulia Pollini, Alexandre Pappalardo, Brigitte Mechekour, Evelyne Pommerat, Elisabeth Vieira Alvarez, Françoise Houelche, Gisèle Bessac, Isabel Costa Lopes, Isabel Fazenda, Isabel Machado, Isabel Leão, Joëll Wienc, Jean-François David, Lisete Barbiere Figueiredo, Luísa Lima, Lydie Buffa, Pia Rezzaire, Teresa Cabral, Ursula Aguiar, Zulmira Martins
Desenho de Luz: Guilherme Pompeu
Produção e Difusão: Rafael Alvarez | BODYBUILDERS
Gestão Financeira: Sara Lamares
Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões
Fotografia e Livro: Elisabeth Vieira Alvarez
Registo Vídeo Espectáculo: Bruno Canas
Design Gráfico: Paulo Guerreiro
Co-produção: BODYBUILDERS | Rafael Alvarez e 23 Milhas/Câmara Municipal de Ílhavo
Parcerias e Acolhimentos: Carpintarias de São Lázaro, EIF(E) - Escola Informal de Fotografia de Espectáculo, Companhia Olga Roriz/Palácio Pancas Palha Apoio à Criação, Edição e Internacionalização: República Portuguesa - Cultura / DGARTES
+infos
https://www.bodybuilders.pt/fū-tsugi-風継ぎ

Labs →
Inscrições abertas para intérpretes/participantes maiores de 55 anos
bodybuilders.rafaelalvarez@gmail.com
Destinatários → Participantes com mais de 55 anos (também aberto a participantes com menos de 55 anos) com ou sem experiência em dança contemporânea, que pretendam desenvolver o seu potencial criativo e performativo através do movimento e da criação em dança contemporânea, valorizando a sua experiência de vida.

PARIS | 50 euros (gratuito para participantes que viajam de Portugal)

LISBOA | 50 euros (gratuito para participantes que viajam da França); 50% de redução para participantes da aula
semanal DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos LISBOA)
* A participação em cada Laboratório é independente e a participação nas três apresentações em Paris Lisboa e Ílhavo não é vinculativa.

PARIS - Parc de Bercy
Laboratório de Criação I
17, 18 e 19 Setembro 2021
19 Setembro às 15:00 | Espectáculo (entrada livre)

LISBOA - Carpintarias de São Lázaro (R. de São Lázaro 72)
Laboratório de Criação II
29 Setembro a 2 Outubro 2021
29 e 30 Setembro (quarta e quinta), 14h às 18h
1 Outubro (sexta), 10h às 14h
2 Outubro (sábado), 10h às 13h + 18h às 21h
2 Outubro às 19:00 | Exposição/instalação "UN TSUGI" de Elisabeth Vieira Alvarez,

Inauguração + conversa sobre o livro "UN TSUGI" de Elisabeth Vieira Alvarez / edição
BODYBUILDERS, na Mezzanine das Carpintarias.
2 Outubro às 21:30 | Espectáculo (entrada gratuita mediante reserva antecipada e
levantamento de bilhetes), no Piso -1 das Carpintarias.
Reservas: reservas@csl-lisboa.pt / Tel.: 213815891
+infos:
https://www.carpintariasdesaolazaro.pt


ÍLHAVO - 23 Milhas
Laboratório de Criação III
4 a 9 Abril 2022 | Fábrica Artes Gafanha da Nazaré
9 Abril 2022 | Espectáculo

Rafael Alvarez [1976, Lisboa/Portugal]

Coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 23 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo-espaço e da linguagem coreográfica. Os seus espectáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço.
Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e Intervenção com o mundo. Lecciona desde 1998, Dança Contemporânea – Improvisação/Composição e Dança Inclusiva, desenvolvendo projectos de formação/criação envolvendo estudantes e profissionais de dança, pessoas com deficiência, seniores, pessoas com Parkinson, crianças e artistas em geral.
Coordenador e professor no projecto Dança Contemporânea para Maiores de 55 Anos & Seniores que criou e dirige desde 2001, integrando aulas semanais em Lisboa e laboratórios mensais em Paris.
Coordenador artístico da Plural_Companhia de Dança Inclusiva e professor de dança inclusiva na Fundação LIGA (desde 1998). Neste mesmo contexto é professor nas aulas de dança para seniores do Clube Sénior desta IPSS. Integra desde o inicio da sua criação em 2015, a equipa de professores do Projecto Dançar com Pk - Aulas de Dança para Pessoas com Parkinson (membro do Dance for PD/EUA).
Professor de Improvisação/Composição na FOR Dance Theatre / Companhia Olga Roriz (2017-21). Foi docente na Escola Superior de Educação de Leiria (2004-05). Foi docente convidado na "Pós Graduação de Dança Terapia e Comunicação Não Verbal da Universidade Autónoma de Lisboa. (2005-06). Docente no recém criado Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (2021-22).
Dirige anualmente desde 2016 um programa de intercâmbio artístico para Maiores de 55 anos e Seniores da região de Lisboa e Paris com actividades de criação coreográfica e apresentação promovido pela BODYBUILDERS em ambas as cidades envolvendo um colectivo de cerca de 25 participantes.

Doutor em Comunicação, Cultura e Arte - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (tese “BODYBUILDERS: a construção do corpo enquanto objeto artístico”, 2016). Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação - Escola Superior de Teatro e Cinema IPL. Tem formação em Dança Contemporânea, Dança Criativa, Dança Inclusiva e Danço-Terapia realizada em Portugal e no estrangeiro. Concluiu programa de formação avançada de professores e creditação do metódo Dance for PD - Dance for Parkisnson’s Disease realizada em Nova Iorque/EUA com o apoio da FLAD e Bial. Foi Bolseiro do Centro Nacional de Cultura na área da Dança/ Criação (2000-2002).
Colaborou com a realizadora Cristina Ferreira Gomes e Luiz Antunes na série documental "Portugal que Dança" que consagra um dos seus episódios à sua obra coreográfica. Colaborou igualmente como performer com a referida realizadora no documentário "À Procura de António Botto".
Investigador Integrado CHAIA, O Centro de História de Arte e Investigação Artística. Foi artista apoiado pelo O Rumo do Fumo (2000- 04) e artista associado da EIRA – Dança Contemporânea e Performance (2005-2016). Co-fundador da ANKA Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Co-fundador e director artístico da BODYBUILDERS | Rafael Alvarez – Criação e Difusão de Dança Contemporânea.

BODYBUILDERS | Rafael Alvarez é uma estrutura de pesquisa e criação artística criada em 2016 em Lisboa com foco nas dimensões do corpo, da dança contemporânea e da linguagem coreográfica, no cruzamento com outras áreas artísticas e de pensamento-acção. A sua actividade centra-se na produção e difusão do trabalho do coreógrafo/intérprete Rafael Alvarez e do seu percurso profissional de mais de 24 anos, assente numa dinâmica de parcerias e colaborações com outros criadores e outras estruturas de criação, produção e programação em Portugal e a nível internacional.
Para além das vertentes de criação e investigação artística, a BODYBUILDERS investe de forma aprofundada e continuada no desenvolvimento de projectos de diálogo e intercâmbio com públicos alargados na aproximação da Dança Contemporânea à Comunidade, no desenvolvimento e formação de públicos e na formação artística, envolvendo, maiores de 55 anos e seniores, crianças e jovens, pessoas com deficiência/diversidade funcional, não-profissionais, estudantes do ensino superior artístico e vocacional e artistas em geral, nas actividades de formação/criação dirigidas por Rafael Alvarez e co-organizadas pelos seus parceiros. Entende e promove a prática e experimentação artística como espaço plural de intervenção, reflexão e questionamento apostando numa dimensão estética, humana, ética e política do Corpo, como elemento de transformação/interpelação do mundo, agente de mudança de paradigmas e realidades. BODYBUILDERS – corpo em construção, corpo em diálogo.
A BODYBUILDERS é uma estrutura residente no Palácio Pancas Palha/Companhia Olga Roriz
www.bodybuilders.pt

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos