Francisco Barreto e a Casa de Quarteira (séculos XV-XVI) da autoria de Nuno Vila-Santa, inaugura o programa de atividades integradas na exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”.
Governador da Índia, entre 1555 e 1558 e do Monomotapa de 1569 a 1573, Francisco Barreto foi uma das figuras de destaque no Império durante o reinado de D. Sebastião, mas também uma figura decisiva da Casa dos Barretos de Quarteira. Esta obra procura analisar a história da família, centrando o estudo na figura desta casa que, considera o autor, foi a que mais prestígio e poder alcançou.
Qual a importância de Loulé e de Faro na história casa e de que forma esta contribuiu para a afirmação do Reino algarvio durante o século XVI? Estas são algumas das interrogações às quais o autor do livro responde na sua conclusão.
Nuno Vila-Santa é licenciado, mestre e doutor em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é investigador de pós-doutoramento do projeto, financiado pelo European Research Council, RUTTER - Making the Earth Global, o qual se encontra sediado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É ainda Investigador do CIUHCT e investigador correspondente do CHAM. A sua investigação atual está relacionada com a circulação do conhecimento marítimos português na Europa do século XVI e a forma como este contribuiu diretamente para o início da expansão marítima francesa, inglesa e holandesa.
Recorde-se que “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira” foi inaugurada a 13 de maio e vai estar patente ao público durante dois anos. Nesta exposição procura-se dar a conhecer o território de Quarteira através de uma viagem de 6.000 anos, mergulhando nas suas origens e contando, desde várias perspetivas, a História do lugar e da sua população até aos dias de hoje.