Una Mirada al Mundo Portugués

 

                                                                           

h facebook h twitter h pinterest

Concertos de música em património da UNESCO

Escrito por  Ana Abrantes fts direitos reservados

  

O Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC’22) regressa com 8 concertos, entre os dias 5 a 8 de Maio, pelos vários espaços da cidade recentemente elevada a Património Mundial da UNESCO.

O CCC'22 regressa para a sua VII edição sob o mote «A cidade, a música e o tempo». Estas três dimensões entrelaçam-se em toda a programação do evento que propõe um roteiro alternativo.
Os locais mais emblemáticos de Coimbra irão acolher uma viagem, com várias paragens, pela cultura musical ocidental que nos une. O itinerário iniciar-se-á em territórios transcaucasianos e terminará no Novo Mundo com oito concertos, dos quais cinco são gratuitos; da sensibilidade inspiradora da 4.ª Sinfonia de Tchaikovsky, até à reinterpretação dos cânones e ensinamentos clássicos da Rhapsody in Blue, de George Gershwin. Pelo meio, entre outras surpresas, estão marcados encontros com a virtuosismo de Rachmaninoff, com o tradicionalismo de Schubert e com a sonoridade do violoncelista Pavel Gomziakov, que tocará num instrumento de 1703, que pertenceu ao compositor Bernhard Romberg.
“A VII edição do CCC’22 afigura-se-nos como uma das melhores oportunidades para celebrar Coimbra naquela que é considerada a primeira de todas as artes – a música. E, ao conjugarmos essa mesma arte intemporal com os locais de memória da cidade, estamos a dar-lhes vida, evocando em simultâneo o seu passado, presente e futuro.” Salienta o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

 

Tiago Nunes, diretor artístico do Ciclo destaca ainda “o carater internacional do evento com a presença dos pianistas Gülsin Onay, da Turquia, Zoran Imsirovic, da Jugoslávia e Leonardo Hilsdorf, do Brasil e ainda o Maestro Ceciliu Isfan, da Roménia. Teremos três grandes orquestras em palco e vai ser interpretado o segundo concerto de piano de Rachmaninoff, um dos concertos para piano e orquestra mais famosos da história da música.”
O Ciclo de Concertos de Coimbra irá contar, para além dos concertos e recitais, com programação específica nas escolas assumida pela Orquestra de Sopros de Coimbra (OSC). “Como no ano passado, os nossos grupos cooperantes farão um périplo por quatro Agrupamentos de Escolas da zona centro, criando momentos musicais abertos ao diálogo e à interação com o público, o Trio de Jazz interpretará alguns standarts; o Grupo Iterum, fará uma abordagem ao repertório da guitarra portuguesa; o Quintvs Quinteto destaca obras do seu repertório clássico; e o Sax & Companhia interpretará temas alusivos à Revolução de Abril” acrescenta João Calha da direção da OSC.

O evento é co-organizado pela Associação Culturxis e Orquestra de Sopros de Coimbra com o Alto Patrocínio do Presidente da República e financiado pela Dgartes e Câmara Municipal de Coimbra. Toda a informação sobre a programação e bilheteira pode ser consultada no site, rede sociais e ticketline.

O VII CCC’22 será, assim, uma oportunidade de as famílias poderem desfrutar de uma cidade em flor, que se renova e reencontra culturalmente, ano após ano, por altura da primavera.

Programação Música

5 Maio
21h30
Pavel Gomziakov & Adriano Jordão
Arpeggione de Schubert e obras de Liszt para violoncelo e piano
Local: Conservatório de Música de Coimbra
Entrada livre

6 Maio
21h30
Gülsin Onay

Joseph Haydn
Variações em Fá menor

Felix Mendelssohn-Bartholdy
Variations sérieuses op.54

Frédéric Chopin
Andante spianato e Grande Polonaise Brilhante, op. 22
Balada nº. 3

Sonata em si minor, op.58
Allegro maestoso
Scherzo: molto vivace
Largo
Finale: presto non tanto

Bilheteira

7 Maio
11h00
Jorge e Joana Ly
Sonatas para Violino e Piano de C.Franck e G.Fauré
Local: Igreja da Misericórdia
Entrada livre

15h00
Zoran Imsirovic | A última sonata de Schubert, D.960
Obras de R.Schumann e F.Schubert
Local: Igreja da Misericórdia
Entrada livre

21h30
Concerto para Piano n.º 2 de Rachmaninoff
Orquestra Sinfónica do Algarve e Leonardo Hilsdorf
Local: Conservatório de Música de Coimbra
Bilheteira

8 Maio
12h00
Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev
concerto para toda a família
Orquestra Arco Ribeirinho
Local: Igreja do Colégio da Trindade (Casa da Jurisprudência)
Entrada livre

15h00
Rodrigo Teixeira | Integral dos estudos de Chopin
Recital de Talento Emergente
Local: Igreja do Colégio da Trindade (Casa da Jurisprudência)
Entrada livre

18h00
Rhapsody in Blue de Gershwin e música contemporânea dos EUA
Concerto de Encerramento
Orquestra de Sopros de Coimbra, Coros da Região Centro com o solista Vasco Dantas
Local: Convento São Francisco
Bilheteira

Programação Paralela

Percurso pelos Órgãos de Coimbra

28 e 29 de maio
Órgãos de Coimbra à luz da Cultura Europeia

Deja un comentario

Asegúrate de llenar la información requerida marcada con (*). No está permitido el Código HTML. Tu dirección de correo NO será publicada.

FaLang translation system by Faboba

Eventos