Una Mirada al Mundo Portugués

 

                                                                           

h facebook h twitter h pinterest

Os lugares de memória de príncipe

Escrito por  Helena César fts Margarida Meneses

O projeto a solo de Sebastião Macedo, apresenta o segundo álbum, no dia 18 de Junho, em formato digital e em edição limitada em CD. Com apresentações ao vivo em Lisboa, nos dias 17 de Junho e 22 de Julho.

Os eventos de apresentação do álbum acontecem em duas datas e em dois formatos, em Lisboa. O primeiro é uma apresentação audiovisual, apresentação audiovisualem parceria com a Brotéria, esta quinta, dia 17 de Junho, na Escola do Largo, no Chiado, onde serão reproduzidas as nove canções integrantes do álbum, acompanhadas pela projecção de nove vídeos realizados por Frederico Mira Godinho e Sebastião Macedo, em duas sessões, às 19:15 e às 21:15. O segundo é um concerto ao vivo no Time Out Market, no próximo mês, no dia 22 de Julho, às 20:00. Ambos os eventos são de entrada gratuita, limitados à lotação dos espaços.

Os singles Corre-me no Sangue e Estendo o Dedo Parto a Mão foram os dois primeiros avanços do álbum, constituído por nove canções originais escritas e interpretadas por Sebastião Macedo – Príncipe (voz, piano vertical, flauta transversal, trompete em sib, desenho rítmico, percussões, baixo).

O álbum conta também com a participação de Bernardo Couto, na guitarra portuguesa e de João Pimenta Gomes, nas modulações e na produção.

Gravado nos estúdios Bela Flor, Lugares de Memória tem o apoio da Fundação GDA e os videoclipes foram realizado por Frederico Mira Godinho e pelo próprio Sebastião Macedo.

Segundo o músico, “o desafio a explorar neste disco em termos de som e ambiente foi o de chegar a certas texturas eletrónicas e ao alcance da intensidade, expansão espacial e presença que só é possível através desse meio, sem usar instrumentos eletrónicos. Basicamente, à parte do bit e do baixo elétrico (cujo som foi mantido relativamente fiel ao original), todos os outros elementos gravados foram acústicos. O objetivo foi o de manipular esses sons acústicos electronicamente para explorar até onde os podemos modelar e expandir. Ao serem acústicos têm o benefício de, por muito longe que os levemos, haver sempre algo que os mantém próximos e relacionáveis. Deste modo, gravaram-se os sons de piano, flauta transversal, trompete em sib, tampas de panela em aço inox, garrafas de vidro, esculturas de vidro, copos de vidro, guitarra portuguesa e voz. Todas as texturas electrónicas que encontramos no disco partiram do som captado por esses elementos”.

Sobre Príncipe
Nascido em Lisboa, com ascendência em Guimarães, Trás-os-Montes, Coimbra, Viseu e Lourenço Marques, o Príncipe é português e composto por um elemento, Sebastião Macedo, que compõe, interpreta e produz música e letra.

Com formação musical clássica desde os cinco anos de idade, aos oito anos já se tinha iniciado em flauta transversal, saxofone e piano. Aos doze anos desperta interesse por percussão e inicia formação com especialização em marimba, que gera uma mudança considerável na sua percepção musical. Desta ruptura, deriva circunstancialmente a atenção para bateria, guitarra clássica, guitarra elétrica, guitarra portuguesa e baixo. Recentemente tomou interesse pelo trompete, elemento que interpretou em quatro dos temas integrantes do último longa-duração.

Com uma queda para poesia alimentada desde pequeno, Príncipe surge publicamente em 2013 quando é gravada a primeira canção, Dois Terços do Que Sei, que integrou a coletânea Novos Talentos Fnac desse mesmo ano. Em 2016, é editado o EP homónimo em formato digital e em Dezembro do ano seguinte (2017) é lançado o disco de estreia – A Chama e o carvão. Em junho de 2021 será lançado o álbum Lugares de Memória.
Gravado nos estúdios Bela Flor, produzido por João Pimenta Gomes e com a participação de Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Lugares de Memória é composto por nove canções originais concebidas, escritas e interpretadas por Sebastião Macedo – Príncipe.

LUGARES DE MEMÓRIA

01 - Corre-me no Sangue
02 - Página em Branco Sobre o Deserto
03 - Estendo o Dedo Parto a Mão
04 - Entre Nós Há Montanhas Que Não Mexem
05 - Uma Peça
06 - Estradas Tortas
07 - Falsa Partida
08 - Onde Houver Um Princípio
09 - Ponte Sobre Nada

Música e letra - Sebastião Macedo
Piano vertical, Flauta transversal, Trompete em sib, Desenho rítmico, Percussões, Baixo e Voz - Sebastião Macedo
Guitarra Portuguesa - Bernardo Couto
Modulações - João Pimenta Gomes
Produção - João Pimenta Gomes
Gravação - Daniel Silva
Mistura - Artur David
Masterização - Nuno Monteiro

 

Deja un comentario

Asegúrate de llenar la información requerida marcada con (*). No está permitido el Código HTML. Tu dirección de correo NO será publicada.

FaLang translation system by Faboba

Eventos