Una Mirada al Mundo Portugués

 

                                                                           

h facebook h twitter h pinterest

Telheiras recebe "municipalities in transition"

Escrito por  Ana Abrantes fts direitos reservados

Telheiras será palco de um encontro internacional para sustentabilidade urbana. O encontro final, que se realiza de 21 a 24 de Fevereiro, servirá para fazer um balanço das aprendizagens feitas e troca de experiências sobre o mecanismo de intervenção testado nestes seis locais.

Impulsionado pela candidatura da sua rede “Parceria Local”, Telheiras foi um dos seis bairros escolhidos, entre cerca de 80 a nível mundial, para participar e desenvolver um projeto piloto do programa, “Municipalities in Transition”.

O bairro lisboeta recebe 15 representantes dos projetos de Vila Mariana, de São Paulo no Brasil, La Garrotxa em Catalunha, Espanha, Valsamoggia e Santorso de Itália e Wekerle em Budapeste, na Hungria, para além de representantes da “Transition Network”, a entidade promotora e financiadora do programa.
A Parceria Local de Telheiras é uma rede que agrega diversas associações no bairro e dinamiza o projeto-piloto do programa “Municipalities in Transition” que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade e na criação de mudança para um mundo mais justo, responsável e feliz, baseado em relações positivas.

A metodologia MIT assenta num mecanismo de intervenção baseado na medição de impacto dos projetos existentes no território. O desafio começa por identificar, com participação das autarquias e da sociedade civil, ações de sustentabilidade que já estejam em desenvolvimento no bairro ou município, para que posteriormente sejam alavancadas de forma a potenciar o seu impacto na comunidade. Paralelamente, a identificação feita permite criar novas iniciativas de promoção da sustentabilidade que possam suprir as lacunas identificadas através da análise e medição de impacto onde assenta a metodologia MIT.

Em Telheiras, através do financiamento obtido para implementação da metodologia MIT começou-se exatamente por identificar as ações de sustentabilidade existentes no bairro e conhecê-las melhor. Seguindo os pressupostos da fase de projetos-piloto, foi selecionada uma iniciativa para reforçar: “Alfacinha saudável” um projeto intergeracional que dinamiza as hortas escolares e comunitárias numa base “aprender experienciando” que parte do trabalho colaborativo entre pessoas e instituições que operam no território de Telheiras , a Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, Centro Comunitário de Telheiras, Escola Básica 2, 3 de Telheiras, Escola Básica de S. Vicente, Escola Básica Nº1 de Telheiras, Escola Básica do Lumiar no Alto da Faia e Jardim de Infância de Telheiras.

Percebeu-se através desta identificação dos projetos que era necessário reforçar a comunicação de iniciativas locais na área da sustentabilidade e criar um Centro de Recursos. Esta é nova iniciativa que a Parceria Local está a desenvolver: criação da página "Telheiras Sustentável" onde constam todos os projetos do bairro, dicas de sustentabilidade e o novo Centro de Recursos.
Para promover uma utilização mais eficiente dos recursos locais disponíveis, com vista à sua rentabilização, reutilização e consequente redução do consumo individual, a Parceria Local de Telheiras partilhará com as associações locais, residentes de Telheiras e outras entidades sociais recursos como material informático, para eventos, bricolage, etc.
Após o final da fase de projetos-piloto, no início de 2019, a metodologia será aperfeiçoada e disponibilizada a todos os que, no mundo inteiro, queiram contribuir para uma sociedade mais solidária, sustentável e justa, através da aproximação entre sociedade civil e poder local.

Deja un comentario

Asegúrate de llenar la información requerida marcada con (*). No está permitido el Código HTML. Tu dirección de correo NO será publicada.

FaLang translation system by Faboba

Eventos