Una Mirada al Mundo Portugués

 

                                                                           

h facebook h twitter h pinterest

Leme arranca com 6 novas estreias

Escrito por  23 milhas fts direitos reservados

 

Seis estreias nacionais marcam o LEME,o Festival de Circo Contemporâneo, de Ílhavo, que começa hoje. O encerramento, no domingo, dia 2 de Dezembro, conta com a visita da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Há um banquete virado do avesso, um espetáculo dentro de um camião, malabares, orquestras humanas e complexos de varas que constroem limites e desconstroem barreiras: ao todo são seis os espetáculos internacionais, em absoluta estreia nacional, que o LEME, o festival de circo contemporâneo de Ílhavo, leva ao Município de Ílhavo.
A partir de amanhã, 29 de novembro, e até ao dia 2 de dezembro, todos os caminhos vão dar ao circo contemporâneo, neste festival promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, numa organização do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em parceria com a Bússola.
Um festival que aposta não só na pertinência e no arrojo da sua programação, mas que arrisca também no caminho do desafio à criação e na reflexão em torno de uma área em pleno crescimento em Portugal, que reúne cada vez mais apoios, público, artistas e atenções.
Há ainda debates, formações, uma zona para networking e uma festa. Entre Aveiro, Ílhavo e a Gafanha da Nazaré, há transportes gratuitos durante os dias do festival.

Entre as estreias nacionais, a companhia espanhola Circ Bover instala a sua ilha no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo, amanhã, sexta-feira, às 22:30. Uma ilha ocupada por uma tribo que permanece, aparentemente, isolada, mas conectada à natureza que a rodeia. Nessa ilha o Homem não será bem-vindo mas o espetador sim. “Sentinel” é um espetáculo de circo contemporâneo que funde estruturas, espaço cénico, música ao vivo e performance. Na mesma noite, “Amigo”, da Mumusic Circus, abre as portas da Casa da Cultura para um circo a dois, ora dançado, ora poetizado, em que os momentos de delírio se guiam pela dança e pela acrobacia.
Já no sábado, também em estreia nacional, “Señor Stets Lonely Orkestar” é uma orquestra humana, encabeçada por Señor Stets, multi-instrumentista e malabarista de ritmos e melodias, que repete duas vezes na tarde de sábado. “Ovvio”, do Kolektiv Lapso Cirk e David & Tomas, é um jogo de equilíbrios, em que David & Tomas desafiam as leis da gravidade e as suas próprias habilidades. À noite, ainda no sábado, “Driften”, o espetáculo de Petri Dish, na Casa da Cultura de Ílhavo, convida o público do LEME para um banquete em que se fala, através das linguagens do circo contemporâneo, sobre as pressões sociais, a origem do Homem, o tempo e os tempos. “Pakman”, de Post Huit Hessdalen, é a primeira destas seis estreias nacionais, que atravessa os quatro dias de festival em vários pontos do Município ilhavense. Um espetáculo de malabarismo e bateria dentro de um camião que entrega cartas e outras mensagens.
Durante o festival há ainda a estreia absoluta da criação “Chama do Mar”, a pré-apresentação do espetáculo “Fronteira” do Teatro da Didascália, três formações, cinco espetáculos itinerantes em espaços nada convencionais, cinco conversas numa arena improvisada na Casa da Cultura de Ílhavo e uma festa no sábado.

Toda a programação, bem como os horários dos transportes gratuitos disponibilizados pela organização, estão disponíveis em www.23milhas.cm-ilhavo.pt
Para os espetáculos pagos, os bilhetes estão à venda online, na BOL, ou nos espaços 23 Milhas. Existe um bilhete geral, que permite entrar em todos os espetáculos.

Deja un comentario

Asegúrate de llenar la información requerida marcada con (*). No está permitido el Código HTML. Tu dirección de correo NO será publicada.

FaLang translation system by Faboba

Eventos