Aproxima-se mais uma edição d'O Dia Mais Curto, com sessões de cinema por todo o país e um programa à altura desta década de existência, a decorrer durante todo o mês de dezembro.
Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a criação da festa que celebra o formato mais curto e original do cinema, o dia mais curto (D+C).
Durante todo o mês de dezembro, a agência da curta-metragem apresenta 4 programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, continente e ilhas.
Novas Curtas Portuguesas é uma seleção de filmes made in Portugal que inclui alguns dos favoritos da última edição do Curtas Vila do Conde (Festival Internacional de Cinema). O programa Curtas do Mundo apresenta curtas-metragens internacionais que têm como mote o humor, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, Curtinhas para Todos (M/6) e Amiguinhos (M/3), pretendem mostrar a crianças e famílias que, tal como a nossa imaginação, também o cinema de animação não tem limites.
Aos programas propostos pela agência da curta-metragem, somam-se as programações próprias das várias entidades, associações, cineclubes, escolas, entre outros, que, sem custos associados, se queiram associar a esta iniciativa.