A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

O dia+curto esta de volta

Written by  Sallete Ramalho fts direitos reservados

 

Pelo oitavo ano consecutivo, a Agência da Curta Metragem celebra o dia mais curto do ano em Portugal, com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país, ao longo do mês de dezembro.

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o solstício de Inverno anuncia a chegada da estação mais fria do hemisfério norte do globo terrestre. Se por um lado, a 21 de dezembro se assinala o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema. Celebra-se assim, ao mesmo tempo, a entrada na nova estação e a curta-metragem. A ideia que já alcançou uma dimensão internacional é atualmente celebrada simultaneamente em dezenas de países.

A Agência da Curta Metragem propõe cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul de Portugal continental e insular, com múltiplas sessões de cinema, consagrando assim a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção - cinemas, bibliotecas, escolas, televisões, transportes públicos, entre outros - em 19 localidades: Aveiro, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande, Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.

A agenda da 8ª edição d'O Dia Mais Curto está disponível em www.odiamaiscurto.curtas.pt

Curtas do Mundo (M/12)
Duração 72'
Esta seleção reúne seis curtas-metragens de vários pontos do globo e múltiplas visões da realidade, colocando o espectador em contacto com questões da sociedade contemporânea. De histórias da juventude e do confronto com o mundo, a histórias de memória, passando ainda pelas relações familiares, a sessão promete não deixar ninguém indiferente.

Novas Curtas Portuguesas (M/12)
Duração 70'
Muito mais do que novas, estas curtas metragens são pérolas da produção nacional mais recente, com uma atenção especial sobre alguns dos mais jovens e promissores realizadores portugueses. A seleção é eclética e variada, percorrendo vários géneros e abordagens.

Novas Curtas Portuguesas (M/12)
Curtinhas para Todos(M/6)
Duração 42'
Preparamos este programa como se de uma caixinha de bombons se tratasse. As curtas selecionadas provêm de diversas partes do mundo e prometem muita diversão para os mais pequenos. Prepare-se para conhecer um mundo com muita animação, diversão e... peripécias.

Amiguinhos (M/3)
Duração 39'
Este programa reúne uma seleção de filmes europeus do Short Circuit - uma rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens – e transporta para a tela toda a magia do Cinema. Embarque connosco nesta viagem encantada para maiores de 3 anos, mas onde todos são bem-vindos.
Para além das exibições presenciais, o "Amiguinhos" também se encontra disponível online de 1 a 21 de Dezembro no serviço de video on demand da Agência da Curta Metragem.

Quatro Janelas Discretas para o Mundo de Regina Pessoa (M/12)
Duração 37'
Este programa permite ao espectador assistir à evolução da obra de Regina Pessoa ao longo dos vinte anos que decorrem desde a estreia do seu primeiro filme, "A Noite" (1999) até ao mais recente, "Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias", que recebeu em Janeiro deste ano o Annie Award atribuído pela divisão de Hollywood da ASIFA, esteve ainda na shortlist dos prémios da Academia e está nomeado para os European Film Awards na categoria de curta-metragem. A partir de 17 de Dezembro, a obra de Regina Pessoa é apresentada em exibições diárias nos cinemas Trindade (Porto) e Ideal (Lisboa) numa estreia cinematográfica pouco habitual, tanto pelo género como pela duração.

 

O Dia Mais Curto e Outros Ecrãs
Na TV
Para além das sessões em agenda, O Dia Mais Curto está na televisão, com a exibição de curtas-metragens e programas dedicados.
CINEMAX CURTAS (17/12 às 24h, repete a 21/12 à 01:30h)
Programação especial O Dia Mais Curto
"Entre Sombras", de Mónica Santos e Alice Guimarães, "Cadoul de Craciun" (Presente de Natal), de Bogdan Muresanu,
"Mémorable" (Memorável), de Bruno Collet
"Witness" (Testemunha), de Ali Asgari.
TVCINE & SÉRIES (21/12, às 20:30)
Programação especial O Dia Mais Curto
"A Story From Africa", de Billy Woodberry
"Nefta Football Club", de Yves Piat
"Ruby", de Mariana Gaivão.

Nas Escolas
Alunos de várias escolas terão a oportunidade de participar na festa da curta-metragem com sessões programadas criteriosamente para cada faixa etária, complementando e diversificando os conteúdos programáticos das disciplinas. Todas estas sessões serão acompanhadas de uma ficha pedagógica, de forma a prolongar os assuntos abordados em cada filme para a sala de aula, e o desenvolvimento de competências e reflexão sobre a imagem em movimento.
Reservas em s.educativo@curtas.pt

Em Movimento
No dia 21 de Dezembro, o Dia Mais Curto será celebrado em movimento, entre os pontos de partida e chegada das ligações de transportes públicos da METRO DO PORTO (estações e veículos com Metro TV).

Na Web
AMIGUINHOS no VoD da Agência
Esta sessão, pensada para todos os espectadores maiores de 3 anos e parte integrante do programa de cinema, também se encontra disponível online de 1 a 21 de Dezembro no serviço de video on demand da Agência da Curta Metragem.
Mais informações em  https://vimeo.com/ondemand/amiguinhos
FILMIN.PT
CURTAS-METRAGENS DE JOÃO PEDRO RODRIGUES E JOÃO RUI GUERRA DA MATA
A Filmin, a plataforma VoD para ver o melhor cinema online, apresenta, entre 4 e 21 de dezembro, um programa especial de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, onde se pode assistir à maior parte dos filmes de curta-metragem realizados por esta dupla criativa, responsável por uma das mais sólidas e singulares carreiras do cinema contemporâneo.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos