A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

SFx convida edgar pêra para kino-koconferência

Written by  Elsa Gouveia crtz direitos reservados

O projecto screenings Funchal (SFx)  traz o realizador Edgar Pêra para uma Kino-Konconferência no MUDAS, Museu de Arte Contemporânea da Madeira com entrada livre, pelas 17 horas. 

O Screenings Funchal convidou desta feira o realizador, Edgar Pêra, para deslocar-se à Madeira, com o objectivo de  discorrer sobre a relação do seu cinema com a literatura, e em particular com a obra de Fernando Pessoa, tendo como ponto de partida 6 filmes seus que utilizam textos do poeta. Este evento do SFx estará integrado no Seminário "Cinema e Literatura" do Núcleo de Investigação Tratuário (NIT) do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL) e o Plano Nacional de Cinema  da Escola Secundária Francisco Franco.

O projeto SFx, que teve o seu inicio em Junho de 2017 tem tido um papel contínuo e de mérito ao trazer á cidade do Funchal cinema independente todos os sábados em sessões únicas de cinema. Na sequência da programação semanal do Screenings Funchal, que tem lugar todos os sábados pelas 21h nos Cinemas NOS Forum Madeira, será exibido este sábado dia 29 de Junho, em sessão especial 3D, o filme Lisbon Revisited (3D), com a presença do realizador Edgar Pêra.

 

SINOPSE DO FILME

Lisbon Revisited é um filme-colagem à volta da obra de Fernando Pessoa. Pelas palavras do cineasta, Pessoa é o poeta que melhor define o século XX “mas também os nossos dias”, de uma contemporaneidade omnipresente.

A partir de uma selecção de escritos dos seus vários heterónimos Edgar Pêra constrói uma absorvente e inquietante paisagem sonora de vozes, fragmentos de texto, música e construções abstractas, o todo ilustrado por imagens de Lisboa manipuladas ao extremo.
O filme é de Edgar Pêra, as palavras de Fernando Pessoa.
Prosseguiu o cineasta assim desta forma em 2014 com o 3D que começou a explorar com Cine-Sapiens e com a sua contribuição para o projecto colectivo de Guimarães 3x3D (com Jean-Luc Godard e Peter Greenaway).

BIOGRAFIA DE EDGAR PERA

Começa a sua carreira na década de 80 quando documenta a cena rock portuguesa em estilo neo-realista. A sua primeira longa-metragem foi “Manual de Evasão LX 94" que se torna um filme de culto onde é já notório o seu estilo peculiar e original. Em 2001 estreia "A Janela (Maryalva Mix)" no Festival de Locarno. Em 2006 o Festival Indie Lisboa dedicou uma retrospectiva ao autor e "Movimentos Perpétuos" arrebatou o júri valendo-lhe prémios em quase todas as categorias. Ainda em 2006 em Paris, Pêra vence o prémio Pasolini pela sua carreira, juntamente com Alejando Jodorowsky e Fernando Arrabal. Em 2011 estreia "O Barão" no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, uma adaptação ao cinema da obra homónima de Luís Sttau Monteiro em estilo neo-gótico. Edgar Pêra é actualmente um dos mais prolíficos realizadores portugueses com centenas de trabalhos audiovisuais em nome próprio e um dos autores que continua a quebrar barreiras com o seu cinema. Neste ano de 2019, o Festival de Roterdão dedicou-lhe uma extensa e elogiada retrospectiva.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...