Uma pequena entrevista com Rita Gonzales, a responsável pela criação e organziação deste projecto cinematográfico, que teve a sua primeira edição em 2021, e Hugo Tornelo, encarregue de toda a comunicação do Ampla-mostra de cinema que decorreu na Culturgest .
O cerne do Ampla cinema foi mostrar uma seleção de filmes premiados em 2021 nos principais festivais em Portugal, entre eles Curtas Vila do Conde, Fantasporto, MOTELX, Festival Queer, MONSTRA, Doclisboa, IndieLisboa. É uma oportunidade única para ver o melhor cinema português e mundial, entre curtas e longas-metragens, de documentários a filmes de terror, sem esquecer duas sessões dirigidas ao público mais novo.
Para ser o mais inclusiva possível, todos os filmes são exibidos com legendas, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição, convidando também as pessoas com necessidades específicas a desfrutarem das sessões. Estão ainda contempladas duas sessões descontraídas que decorrem num ambiente mais relaxado. Em paralelo decorrem dois workshops abertos ao público em geral e uma masterclass dirigida aos profissionais de cinema. Falámos com Rita Gonzales sobre o resultado deste projecto.