A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Votos online no mobile film festival

Written by  Imês Albino crtz direitos reservados

Curta "Passaporte" é o vencedor do Prémio do Público do Mobile Film Festival 2019 com 9.073.

A curta-metragem de 1 minuto "Passaporte" destacou-se entre os restantes 19 projetos da lista de finalistas e conquistou o público, depois de duas semanas de votação. No final de maio, o júri escolherá os vencedores das restantes categorias: Grande Prémio, Prémio de Melhor Realizador, Prémio de Melhor Argumento e Prémio de Melhor Ator/Atriz.

Com um total de 9.073 visualizações, o grande vencedor da categoria Prémio do Público do Mobile Film Festival foi o filme "Passaporte", de Natália Nodari. A partir da projeção num corpo e recorrendo a diversos elementos, "Passaporte" reflete acerca da arbitrariedade das fronteiras que separam indivíduos e sociedades, bem como acerca da forma como essas fronteiras podem influenciar vidas. A produção esteve a cargo da guionista, Natália Nodari, e de Ciro Chiareli. É possível ver o filme vencedor aqui.

Do TOP 20 fizeram parte filmes de ficção, comédia e até documentários, todos com a duração de 1 minuto e gravados a partir de 1 dispositivo móvel. No entanto, o drama é o género que mais se destaca, com 10 exemplares a concurso. Curiosamente, e embora seja uma competição aberta a todas as idades, a maioria dos participantes nasceu entre 1990 e 1995, o que mostra a paixão das camadas mais jovens pelo cinema.

Presidido pela atriz Rita Blanco, o júri é composto por João Canijo, realizador, Bruno Manique, realizador e presidente do Centro Portugal Film Commission, Luciana Peres, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do BNP Paribas em Portugal, e Sílvia Balea, adida de cooperação cultural e audiovisual do Institut Français Portugal.

14 anos depois do seu arranque em França, o Mobile Film Festival chegou a Portugal pelas mãos do BNP Paribas, enquanto principal patrocinador. Trata-se de um concurso internacional que pretende fomentar o interesse do público em geral pelo cinema. Aliando a cultura à inovação, a organização desenhou o concurso a partir de uma regra simples: 1 filme, 1 minuto, 1 dispositivo móvel.

O Mobile Film Festival tem feito um caminho de crescimento no sentido da defesa da igualdade e da descoberta, através do apoio e incentivo à 7ª Arte. Procurando acrescentar valor à criatividade dos amantes do cinema, o concurso permite contar uma história num minuto. O concurso é 100% digital desde a sua criação, desenvolvendose de forma curta, divertida e de fácil visualização em qualquer formato: telemóvel, tablet, computador, TV e cinema.

Na última edição em França, o Mobile Film Festival recebeu mais de 1000 filmes, provenientes de 88 países, que alcançaram 17 milhões de visualizações.

 

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...