A 5 de novembro, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, é palco do recital “Ary dos Santos – Cavalo à Solta”, por Afonso Dias, dedicado a um dos mais talentosos poetas da sua geração, contribuindo para a renovação da música ligeira portuguesa, através dos seus poemas.
Ary dos Santos ficou na história da música portuguesa por ter escrito poemas de quatro canções vencedoras do Festival RTP da Canção e apuradas para representarem Portugal na Eurovisão, entre as quais “Desfolhada”, interpretada por Simone. Para além disso, assinala-se a sua importante colaboração como letrista de canções interpretadas por Amália Rodrigues e Carlos do Carmo.
“Poeta castrado, não!” era a sua divisa. Escrevia “as palavras que o povo merece”, “em nome dos que choram, dos que sofrem”. Deixou-nos um riquíssimo espólio da mais fina poesia. São as cantigas e os poemas de Ary que esta sessão irá revisitar … Com saudade. Este evento tem um número limitado de participantes face às recomendações da DGS. A entrada é livre.