A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

Goa-Roteiro de uma viagem

Written by  Sara Filipe ft direitos reservados

Cinco portugueses partilham as memórias de uma experiência única, vivida ao longo de dezoito dias de viagem pelo oriente, no livro "GOA - Roteiro de uma viagem", que acaba de ser apresentado na Feira do Livro de Lisboa, com edição da Modocromia.

Memórias escritas, fotografias e imagens aguareladas dão vida a um roteiro de viagem original, e inspirador, pelos saberes, sabores, sentidos e tradições de Goa. O sonho de uma vida, alimentado pelas raízes afetivas que os liga a este território, foi o que levou cada um dos autores deste livro, João Coutinho, Conceição Zagalo, Constança Vasconcelos, Graça Pacheco Jorge e Ana Bela Mendes, a embarcarem juntos nesta viagem de descoberta por Goa, em 2017.

Mais do que conhecer, emergir na forma de estar e de viver deste estado único da Índia, pelos olhos de quem lá vive era o objetivo e nada foi deixado ao acaso. À partida foi construído um roteiro, desenhado ao detalhe, para descobrir Goa em profundidade, desde a história, à cultura, às tradições, à religião e também à gastronomia. Este planeamento rigoroso, exposto nas páginas iniciais do livro, a par da escolha de guias locais que, muito mais do que meros conhecedores dos monumentos, participaram ativamente na sua história, foram os ingredientes determinantes do sucesso desta viagem. A magia inconfundível deste território, marcada por sons, cheiros, sabores e texturas orientais, com notas portuguesas visíveis, foi o toque adicional para fazer desta uma experiência inspiradora, inigualável e de vivências superiores, mesmo quando comparadas com aquelas de quem visita este território com regularidade. De regresso a Portugal, o impacto deste encontro entre oriente e ocidente, deu origem a um livro. Em "Goa - Roteiro de viagem", os leitores são convidados a sentir Goa através das vivências dos autores, aqui contadas em textos emotivos e envolventes. "O texto apaixonante e as fotografias dos autores levaram-nos a apostar na edição deste livro, cujo título e a capa, que revelam bem Goa e as suas gentes, nos impressionaram desde o início", referiu Maria Esther, diretora da Modocromia, à margem da apresentação e revelação do livro ao grande público, que decorreu na Feira do Livro de Lisboa.

Para Margarida Mercês de Mello, conhecida apresentadora de televisão e convidada a apresentar esta obra: "É um livro muito fácil de consultar, nada fastidioso e, sem dúvida, muito bonito. Dá gosto de ler e apetece sentir in loco. Quem nunca foi a Goa vai ficar com vontade de ir e quem já foi, vai querer voltar". "Os leitores vão embarcar numa viagem por hotéis paradisíacos, restaurantes, praias, locais de culto, monumentos, museus, bairros históricos, casas de sonho, fortes, arrozais, plantações de especiarias, feiras e mercados, com as sensações e os sentidos, os sentimentos e as emoções de quem as viveu sempre à flor da pele", acrescenta Margarida Mercês de Mello.

 

SOBRE OS AUTORES

João Coutinho
Nasceu na Beira, em Moçambique, no ano de 1956. Mas é em Portugal e enquanto português muito orgulhoso e convicto que tem vivido toda a sua vida. É licenciado em engenharia civil e tem formação complementar nas áreas da Gestão, da Liderança e da Comunicação, pela Universidade Católica, Nova SBE, AESE e ESADE em Madrid. Com uma carreira profissional muito extensa e variada foi professor ao longo de 12 anos e trabalhou durante 30 anos no sector petrolífero em cargos de direção (20 na Total e 10 na Cepsa). Representou as empresas na Apetro por mais de 25 anos.Pertenceu à Direcção da Casa de Goa entre 2010 e 2014 e aí desenvolveu diversos projetos e atividades ao longo de 10 anos. Acredita que podemos sempre: SER melhor, FAZER melhor, PARTILHAR mais e ser mais SOLIDÁRIO. Atualmente integra a Direção Executiva da Netmentora Lisboa e dedica os seus tempos livres à pintura a óleo, que harmoniza com outras atividades e projetos, a par do seu gosto pela música e pela organização de tertúlias.

Conceição Zagalo
Nasceu no Ribatejo a 13 de outubro de 1952 no seio de uma família muito grande. É casada, tem duas filhas. Desenvolveu a sua carreira profissional na IBM onde, ao longo de quase quatro décadas e com algumas experiências noutros países e noutros continentes, conciliou vida profissional, pessoal e familiar. A comunicação e a cidadania sempre foram o seu fascínio, e foi aí que residiu a sua escolha na hora de encetar um novo capítulo de vida já em idade de reforma. Tendo feito parte da fundação do GRACE – Empresas Responsáveis, e assumido sucessivamente a gestão da direção, da assembleia geral e do conselho consultivo, gere atualmente diversas organizações sociais. Considera-se uma voluntária compulsiva e dedica os seus dias à gestão associativa, a atividades docentes, à consultoria em organizações do terceiro setor, às causas, aos temas de género, ao empreendedorismo social e aos netos. Das diversas distinções recebidas ao longo da sua vida, releva a que lhe foi atribuída pela Amnistia Internacional, juntamente com outras vinte e cinco mulheres em todo o mundo, pela sua especial dedicação às causas sociais. Tendo como grande máxima “the more you ask the more you get”, adora a vida e os outros.

Constança Vasconcelos
Porto, Quelimane e Lisboa três cidades da minha identidade. Curso de arquitetura da ESBAL. Colaboração na empresa Espaços Verdes Projetos e Construção, de 1980 a 2000. Doutoramento na Universidade de Salford, Reino Unido. Desde 2001, professora associada da Universidade Lusófona, Centro de Estudos e Investigação em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e coordenadora do Mestrado em Ensino das Artes. Publicações no âmbito do desenho, artes visuais, didática das artes plásticas, metodologias de investigação, transformação social e cidadania.

Graça Pacheco Jorge
Graça Pacheco Jorge é Portuguesa e nasceu em Macau, pertence a uma antiga família macaense. Concluiu os estudos em Moçambique e na África do Sul, mas manteve sempre o contacto com a identidade macaense, colecionando livros, objetos, documentos fotográficos e receitas do seu Avô, o ilustre “filho da terra” José Vicente Jorge. Em 1992 publicou “A Cozinha de Macau de Casa do Meu Avô”, reeditado em 2003 em Lisboa e em 2014 em versão trilíngue, Português, Inglês e Chinês em Macau. Além da dedicação à cozinha local, participou em programas sobre a cultura macaense. Em 2007, associou-se às comemorações dos 140 anos de Camilo Pessanha, coproduzindo iniciativas dedicadas ao autor. Com o seu marido Pedro Barreiros, elaborou a Fotobiografia bilíngue de José Vicente Jorge que foi lançada em 2011, em Macau. Graça Pacheco Jorge é, desde 2010, Confreira de Mérito da Confraria da Gastronomia Macaense, ano em que deu início à coordenação de cursos em escolas portuguesas e locais.

Ana Bela Mendes
Licenciada em Escultura na ESBAL, doutoramento na Universidade de Toulouse, França. Atualmente aposentada da Escola superior de educação de Lisboa e da faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde foi professora adjunta de Artes visuais e psicologia da criatividade. Investigadora da unidade de investigação CIEBA, da faculdade de Belas Artes de Lisboa. Publicações no âmbito da psicologia da criatividade, da estimulação criativa e da educação Artística.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos