A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Manual do cuidador

Written by  Flávia Rodrigues fts direitos reservados

É um livro publicado pela imprensa da Universidade de Coimbra que conta com a participação de vários autores, especialistas na área do envelhecimento, e pretende orientar os cuidadores formais e informais para uma melhor gestão na saúde e na doença, através de 34 capítulos divididos em 6 módulos.São abordados vários temas que vão desde os cuidados de enfermagem à gestão dos afetos, ao envolvimento das pessoas mais velhas na sociedade e as novas tecnologias com soluções integradas de saúde.

Quando as pessoas mais velhas começam a ter perdas significativas de capacidade, os seus direitos e dignidade passam a depender do cuidado, apoio e assistência de outros. Estas pessoas necessitam de cuidados e vigilancia 24 horas/dia? É preferível encaminhá-las para uma estrutura residencial ou mantê-las na sua própria habitação? Qual o impacto da evolução das tecnologias nos cuidadores? Que estratégia deve ser aplicada para facilitar a inclusão dos mais velhos? Estas e muitas outras questões são respondidas por Carina Dantas, diretora do departamento de inovação da Cáritas de Coimbra, no capítulo 14, " Cuidado Complementar".

No entanto, é inevitável a chegada do derradeiro momento da morte. Os cuidadores partilham o dia-a-dia com pessoas mais velhas, e na maioria dos casos tratam-se de relações de longos anos com grande proximidade. Como se lida com a morte/perda das pessoas cuidadas? Quais as fases do processo de luta? Como ajudar os cuidadores a conviver com esta perda? O que dizer e, mais importante, o que não dizer a quem está de luto? Pe. Luís Costa, presidente da Cáritas de Coimbra, ajuda a perceber esta experiência no capítulo 32, "Lidar com a perda/morte da pessoa cuidada".

O Manual do Cuidador, Envelhecimento Ativo e Saudável tem como autores os professores da faculdade de medicina da Universidade de Coimbra, Anabela Mota Pinto, Manuel Teixeira Veríssimo e João Malva.. No entanto, os autores disponibilizam desde já o acesso aberto ao Manual do Cuidador, em suporte digital.

http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/4/9/16-2

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...