A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Setúbal, terra de pescadores

Written by  Ana Abrantes fts direitos reservados

Um receituário com inúmeros pratos da zona piscatória de Setúbal, da autoria da professora adjunta da Escola Superior de Turismo e tecnologia do mar do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Patrícia Borges.

A gastronomia é considerada como um importante atrativo turístico cultural de um local, de uma região ou mesmo de um país. É neste contexto que surge a publicação da obra “Setúbal, Terra de Pescadores” com texto de Patrícia Borges e fotografia de Nicolas Lemonnier. O livro versa sobre a tradição gastronómica setubalense, editado pela Câmara Municipal de Setúbal.

Neste livro, Patrícia Borges, também autora de diversas publicações relacionadas com a temática da gastronomia do mar, dá a conhecer as melhores receitas com peixe de Setúbal, as suas raízes e histórias, bem como as características das espécies utilizadas.

“Setúbal nasceu à volta do mar e dos pescadores e esta é a nossa uma homenagem a este homens e a todos e todas que trabalham à volta do mar”, acentuou a autora, assim, além das receitas, o livro conta a história de vida dos pescadores de Setúbal, retratados numa vasta reportagem fotográfica de rostos, paisagens, artes de pesca e bairros onde vivem e viveram, e mostra, igualmente, como a cidade se desenvolveu em torno da comunidade piscatória.

“Tenho de agradecer aos pescadores, que foram espetaculares, sempre disponíveis a colaborar. Sem eles, nada disto teria sido possível”, referiu Nicolas Lemonnier. As suas fotografias destacam o papel dos homens e mulheres que trabalham no setor da pesca enquanto figuras importantes da comunidade setubalense, evocando os seus rostos como páginas escritas de histórias vividas no rio e no mar.

“Setúbal, Terra de Pescadores” visa também a promoção, divulgação e valorização da gastronomia enquanto património cultural, com preocupações assentes na sustentabilidade das atividades económicas diretamente relacionadas, a pesca, a restauração e a hotelaria.

O receituário apresentado pretende ainda ser um legado para auxílio a futuros chefs locais e nacionais. “Estas receitas resultam de entrevistas realizadas a várias pessoas no Mercado do Livramento e na Lota. Espero que perdurem no tempo”, remata Patrícia Borges.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos