A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

A arte da inquietação

Written by  yvette vieira fts inquitarte

 

Uma nova marca de design de bijutaria, joalharia e objectos decorativos, made in Portugal, para descobrir online.

Como surge o “inquietarte”?

Teresa Maia: Tal como o nome sugere, somos um grupo de artistas plásticos disperso por diferentes zonas do país que se uniram para criar peças exclusivas de design de acessórios de moda, bijutaria e joalharia bem como objectos decorativos, pintura e recriação de mobiliário usado, que

poderá visualizar na nossa loja online. Todas as peças são feitas à mão e únicas, sendo a maioria em aço inoxidável, juntando a estes e outros materiais como pele, laca da China, vidro murano ou ainda materiais mais nobres como prata, ouro ou marfim. Para além dos artigos à venda no site, realizamos diversos projectos por encomenda. Recriamos peças de joalharia usadas, ou "estragadas" e mobiliário de pequeno porte dando-lhes uma nova aparência ou transformando-os em outros objectos, preferencialmente com a utilização de materiais naturais, ecológicos e reciclados.

Como se conhecem os membros do colectivo do “Inquietarte” e  decidem criar uma página sobre design?

TM: Tendo experiência em webdesign e design e manufactura de acessórios de moda, comercializados numa loja de artes e design nos Estados Unidos, a Creative Encounters, já tinha planeado criar um website português com loja online onde pudesse mostrar alguns dos meus trabalhos já realizados e uma colecção mais recente disponível para venda.
A Inquietarte começou a tomar forma num jantar de família e amigos, na sua maioria ligados às artes plásticas, em que se abordou o tema do desperdício e o que cada um de nós estava habituado a fazer para o reduzir ou eliminar nos projectos artísticos individuais e no dia a dia.
Daí à concretização do website e ao convite para que alguns deles se juntassem ao projecto foi um passo rápido.
No momento a Inquietarte é composta por quatro elementos, que diversifica as suas peças de design de produção única e original para venda online e por encomenda, entre a bijutaria e joalharia, pintura em tela ou madeira, objectos decorativos e de iluminação e mobiliário para humanos e animais.

Foi sempre uma escolha inicial criar peças com materiais reciclados?

TM: Com o intuito de reduzirmos ainda mais a nossa pegada ecológica, uma das missões da Inquietarte foi desde sempre a reutilização de materiais já usados mas não degradados, juntando-os a outros materiais novos, dando preferência a matérias-primas naturais e ecológicas.
Demonstrativo disso temos as peças de bijutaria e joalharia. Todas elas são criadas com materiais novos e reciclados, tais como alguns elementos decorativos ou peles naturais que, sendo todos nós amantes dos animais e apoiantes das causas a eles relacionadas, só utilizamos cortes de peças de vestuário em segunda mão ou de excedentes de colecções de fábricas, p.ex.
À excepção das pinturas em telas, as restantes peças são também produzidas com recurso à junção de materiais reciclados.

Para as encomendas dos clientes há limites em termos de materiais, ou proporções?

TM: Para projectos de transformação de objectos de decoração, iluminação ou mobiliário encomendados por clientes temos alguns limites em termos de proporções por questões de logística e transporte. Haverá sempre necessidade duma avaliação prévia das necessidades dos clientes e do que é possível realizar pela nossa parte.
Quanto à utilização de materiais, dentro do razoável e do humanamente possível, só depende da imaginação que não tem qualquer limites.

E quando referem que podem dar vida aos objectos ou móveis, podem receber encomendas de todo o país?

TM: Desde que os projectos de transformação de objectos ou mobiliário sejam aprovados por nós e pelos clientes, recebemos encomendas de todo o país sendo necessário que os clientes nos enviem as peças para o atelier onde for executado o trabalho.

www.inquietarte.com

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...