A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Moda portuguesa em Macau

Written by  Luciana Leitão fts direitos reservados

 

 

Cinco marcas de moda nacionais estarão presentes na 12 ª Exposição de Franquias de Macau de 2020 (2020MFE), que terá lugar no Venetian Macao, entre os dias 22 e 24 de Outubro, inseridas na Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (2020PLPEX).

A nova edição de 2020PLEPEX esta subordinada de novo ao tema “Expansão de Marcas Contínua – Novas Oportunidades de Negócio à Vista” com base nas experiências passadas e na projeção de tendências para desenvolvimento futuro e nesse âmbito o 2020PLPEX irá apresentar o trabalho de Sara França, Gaura, Inês Botas, Marta Branco e Beatriz Julião, através da  “Munhub”, um projeto criado pelos designers de Macau, Clara Brito e Manuel Correia da Silva, que visa servir como plataforma para a criação de uma rede criativa e de promoção da moda e do design na região delta do rio das Pérolas e nos países lusófonos e que é responsável pela introdução destas estilistas nacionais ao mercado asiático.

Segundo Clara Brito, fundadora desta empresa, “As marcas foram selecionadas com o propósito de trazer sangue novo à edição deste ano da PLPEX”. Algumas destas estilistas têm colaborado connosco em anos anteriores, como a Gaura, enquanto as outras são novas, de jovens designers em início de carreira.” Os desfiles da “Munhub” terão lugar duas vezes por dia, durante os três dias da 2020PLPEX. “Queremos sobretudo trazer design e moda de Portugal a este evento, revelando novas tendências”, sublinha a designer, acrescentando, “Também estamos à procura de potenciais parceiros, que possam permitir que no futuro consigamos promover estas marcas, não apenas em Macau, mas em toda a região do Delta do Rio das Pérolas.

MARCAS NACIONAIS

 

SARA FRANÇA
A jovem estilista irá ter representadas algumas das suas peças da coleção “Recovery Capsule”. A coleção é colorida e garrida, com padrões e tecidos bastante chamativos e brilhantes, adaptados a silhuetas justas e largas. “Tentámos representar a assertividade, elegância, autenticidade e poder com o objetivo de enaltecer o nosso Eu”, diz Sara França. Com peças unissexo, esta coleção revela ainda uma das aspirações da designer de moda, a igualdade entre os direitos dos homens e das mulheres.

BEATRIZ JULIÃO
Enquanto designer de moda está interessada na intersecção de ideias entre o passado e o futuro, normalmente encontradas no presente. Sobre as peças que estarão representadas na PLPEX, e que fazem parte da coleção “Going On”, a estilista diz que refletem “uma harmonia de sensações que se baseia nos dois lados de uma mulher”. Assim, por um lado, “a mulher veste-se e protege-se com uma ou mais peles”, enquanto, por outro lado, ela representa-se de maneira mais rebelde e confiante, e com mais liberdade, através de transparências”.

MARTA BRANCO
Desta designer de moda estarão presentes algumas peças da coleção “Now”, “com texturas suaves, que vive de mistura de matérias”. Na realidade, trata-se de “uma coleção fácil de vestir, em tons pastel, leves, para uma mulher versátil e prática”. Feita a partir de linhos e gangas, a Now apenas contempla cinco exemplares por peça, garantindo assim que é uma peça quase única feita para uma mulher igualmente especial”.

INÊS BOTAS
A coleção “Fight like a girl” revela, acima de tudo, uma preocupação, a necessidade em alcançar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, “As roupas revelam ser arquivos culturais privilegiados, guardam memória dos receios e pudores, mas, igualmente, servem como instrumentos para modificá-los, ocultá-los e, ainda, como um expressivo prolongamento da vontade de ostentar distinções econômicas e políticas de peso”, diz Inês Botas, explicando o conceito por detrás desta coleção.

GAURA
Gaura, fundada pela designer de moda Silvana Pimenta, terá em Macau algumas peças de “Discovery”, uma coleção com tecidos e padrões do Gana. “A utilização destes padrões geométricos estilizados, com tons quentes de rosa e castanho e tons frios de verde e violeta, em peças com design minimalista oferecemos um estilo descontraído e moderno”, elucida a estilista. “O equilíbrio das cores é feito na conjugação de peças sem padrão com cores pasteis, verde pistácio e azul turquesa.” A coleção contempla peças com pregas, leves drapeados e mangas volumosas.

PROGRAMA
22/10 23/10 24/10
12:00 - 12:45 Marta Branco (PT) Sara França (PT)
14:00 - 14:45 Beatriz Julião (PT)
15:00 - 15:45 Inês Botas (PT) Lines Lab (MO)
16:00 - 16:45 Gaura (PT)

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos