A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Bodas de prata do FIJ de loulé

Written by  Rita Pina fts direitos reservados

O Festival Internacional de Jazz (FIJ) de Loulé irá, em 2019, cumprir a sua 25ª edição, somando um quarto de século durante o qual tem atraído à cidade de Loulé alguns dos maiores nomes do Jazz internacional e nacional. Para a 25ª edição, o Festival regressa à Cerca do Convento Espírito Santo, nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho, numa organização da Casa da Cultura de Loulé que conta com a parceria e alto patrocínio do Município de Loulé.

Mais uma vez sob a direção artística de Mário Laginha, o Festival apresenta talvez o programa mais americano de sempre, com músicos / bandas provenientes da América do Sul e também da América do Norte. É um cartaz ambicioso, que conjuga sons e músicos com percursos bastante distintos.
O evento arranca com a atuação da Ben Wendel Seasons Bad, liderada pelo saxofonista, baixista, pianista e compositor canadiano, Ben Wendel. Segue-se, no dia 26, uma participação vinda de Buenos Aires, Diego Schissi Quinteto, que trará uma fusão de Tango e Jazz, enquanto que também originário da Argentina, o Trio Leo Genovese sobe ao palco no dia 27, com o poder hipnótico deste virtuoso pianista. A ele junta-se ainda nesta noite a cantora e contrabaixista norte-americana, Esperanza Spalding. No encerramento desta 25ª edição do Festival Internacional de Jazz de Loulé, a união luso-brasileira faz-se através de um espetáculo conjunto do Trio de Jazz de Loulé e da cantora brasileira Mônica Salmaso.
Saliente-se que divulgar o jazz e, ao mesmo tempo, trazer ao contacto com o público algarvio alguns dos nomes de referência e os projetos mais estimulantes nesta vertente musical, em termos nacionais e internacionais, têm sido, ao longo dos anos, os principais objetivos desta iniciativa.

PROGRAMA

25 JULHO – Canadá - BEN WENDEL SEASONS BAND – 22H
26 JULHO – Argentina - DIEGO SCHISSI QUINTETO – 22H
27 JULHO – Argentina – TRIO LEO GENOVESE – 22H
27 JULHO – E.U. América – ESPERANZA SPALDING - 23H
28 JULHO – Portugal e Brasil – TRIO DE JAZZ DE LOULÉ COM MÔNICA SALMASO – 22H

Regressa a segunda edição da iniciativa "O Comércio nas 7 Quintas", um programa que aposta na promoção do comércio local de Loulé durante o período de verão, época alta do turismo algarvio e em que são muitos os turistas que visitam esta cidade.
Tendo como epicentro as principais artérias deste centro urbano, onde se encontra a maior parte dos espaços comerciais, pretende-se levar a animação para a porta das lojas em 7 quintas-feiras seguidas.
Nesta primeira noite, e coincidente com o 25.º Festival Internacional de Jazz de Loulé, o comércio da Praça da República recebe a exposição dos 24 cartazes referentes aos anos anteriores do Festival, organizado pela Casa da Cultura de Loulé. A restauração e bares convidam a jantar antes da abertura do Festival, ou a dois dedos de conversa depois do espetáculo.
No decorrer da noite as lojas estarão abertas, haverá animação de rua e animação infantil. Entre as várias iniciativas destaca-se o “Menu 7 Quintas”, que a Loulé Beer District (cerveja artesanal) preparou juntamente com a Acqua&Farina Laboratório de Pizza e com a Bean17 Coffee, ao som da música do DJ Xminder.
Paralelamente, a Loja Skulk acolhe o workshop “Descobre e valoriza o teu corpo como???!!”, com Alexandra “by Vanstalle”. Já na Rua Condestável Dom Nunes Álvares Pereira, o visitante é convidado a assistir a um DJ set do DJ Andjo, ao mesmo tempo que poderá degustar a seleção de gins que a Taberna dos Frades preparou.
Cada espaço comercial preparou dinâmicas próprias para melhor receber o público.
Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Loulé, ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e empresários do comércio Local, cujo propósito é dinamizar e valorizar o comércio em Loulé.
Refira-se que o comércio na cidade de Loulé vai estar nas suas “7 Quintas”, de 25 de julho a 22 de agosto, das 20h30 às 00h00. Música, teatro, animação de rua são algumas das iniciativas que têm por objetivo incutir uma maior dinâmica à cidade de Loulé, bem como uma maior fruição do espaço público.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...