A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

O método de rodrigo leão

Written by  Helena César ft direitos reservados

A Bailarina é o primeiro single  retirado d'O Método  o novo álbum de Rodrigo Leão, que terá a sua edição internacional no dia 21 de Fevereiro.

Com a voz da sua filha mais nova, Sofia, e a colaboração coral da Academia Musical dos Amigos das Crianças (AMAC), A Bailarina é também o primeiro video do álbum, animado pelo colectivo criativo Oskar & Gaspar a partir de desenhos originais de Rodrigo Leão. O músico e compositor conta-nos a origem desta música: “Este foi um dos primeiros temas que compus a pensar já neste novo CD. Foi composto por mim e pela minha mulher Ana Carolina, que me ajuda muitas vezes com as letras. Parte da voz de uma mãe a embalar a filha, e tem um lado infantil inspirado em alguns desenhos que fiz nessa altura… aliás, alguns desses desenhos foram animados para o vídeo.

A Bailarina representa um pouco a mudança que existe neste disco. A utilização da electrónica está muito presente, mas funciona na perfeição com o elemento humano das vozes, dá um sentimento de esperança, alegria. É cantado pela nossa filha mais nova, a Sofia, com a Ângela Silva, a Viviena Tupikova e o coro juvenil da AMAC. As palavras que estão a cantar são inventadas. Escrevemo-las de propósito numa língua que não existe, para sublinhar o lado sonhador, espiritual, da canção”.

Depois da apresentação do primeiro tema, “O Método” é segundo single do novo álbum de Rodrigo Leão, que conta com a participação especial do músico italiano Federico Albanese, co-produtor do CD.

“O Método foi dos últimos temas que compus para este CD, num sítio que me é particularmente especial, em Avis, no Alentejo. É um local onde passo muito tempo com a minha família e amigos próximos. Talvez por isso seja um tema que me transmite alguma felicidade e tranquilidade. Começou por ser uma peça para piano e quarteto de cordas, mas o Federico Albanese, que co-produziu o disco, ouviu a melodia e sugeriu um outro tipo de arranjos, mais ritmados. Sentimos que neste disco precisávamos de um ouvido de fora para nos ajudar a alcançar o som que eu ouvia na minha cabeça, e o meu amigo e manager António Cunha sugeriu o Federico visto que os nossos trabalhos já têm tanto em comum. O Federico foi a escolha exacta, e ajudou-nos a conseguir o som que queríamos para este novo álbum”, partilha Rodrigo Leão sobre este novo single.

Sobre a AMAC

A Academia Musical dos Amigos das Crianças é uma escola de ensino especializado de Música com 65 anos de existência, com paralelismo e autonomia pedagógicas e tem com um Contrato de Patrocínio com o Ministério da Educação. A AMAC ministra cursos oficiais de Ensino Básico e Secundário especializado de Música, tem aulas para crianças a partir dos 3 anos de idade e também para alunos e adultos que desejem estudar um instrumento em modalidade de curso livre.

Sobre a Oskar & Gaspar

Oskar & Gaspar é um colectivo de profissionais de artes visuais e multimédia, especializado nas áreas de mapeamento de vídeo, projecção em 3D e design de palco. Colaboraram recentemente com Rodrigo Leão num projecto expositivo imersivo e daí nasceu este novo trabalho de animar desenhos originais do artista. Actualmente, Oskar & Gaspar conta com uma equipa de 12 pessoas, que se dedica ao desenvolvimento de projetos inovadores em multimédia.

EDIÇÃO INTERNACIONAL| 21 FEV 2020
LISBOA | CCB | 27 FEV 2020
PORTO | CASA DA MÚSICA | 9 MAR 2020

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos