A capital portuguesa ocupa a 34ª posição no ranking geral das 100 cidades mais bem avaliadas do mundo, destacando-se pelo seu povo, cultura e estilo de vida. Londres, Nova York e Paris continuam sendo as três idades mais bem avaliadas do mundo, enquanto Tóquio e Dubai subiram para o 4º e 5º lugar, respectivamente A pesquisa é baseada num inquérito com 15.000 pessoas em 20 países e fornece uma visão global sobre as cidades mais bem avaliadas do mundo.
No último Brand Finance Global City Index (BFGCI), o estudo mais abrangente de percepções de cidades a nível mundial, Lisboa é considerada a cidade mais acessível do mundo. Os resultados de 2024 se baseiam em uma pesquisa com mais de 15.000 pessoas em 20 países e oferecem uma visão detalhada de como as principais cidades do mundo são percebidas. Os entrevistados avaliaram 100 cidades com base em três Indicadores-Chave de Desempenho, Familiaridade, Reputação e a Consideração da cidade como um lugar para viver, trabalhar, estudar, visitar, se aposentar e investir. Além disso, a pesquisa avalia a percepção das cidades com base em 45 atributos agrupados em sete pilares, como Cultura e Patrimônio ou Negócios e Investimentos.
Lisboa subiu 9 posições desde 2023, situando-se na 34ª posição entre as cidades mais bem avaliadas do mundo. É considerada a cidade mais acessível do mundo entre as cidades incluídas no estudo, ocupando o 2º lugar global por ser percebida como aberta e acolhedora, e o 3º lugar como uma cidade amigável.
Pilar Alonso Ulloa, Diretora Geral da península Ibérica na Brand Finance, comentou, "O BFGCI revela que Lisboa melhorou significativamente suas percepções. A cidade subiu 19 posições até o 9º lugar global ao ser percebida como uma cidade atraente para se viver e subiu 13 posições até o 3º lugar global em Gente e Valores. Também ocupa o 12º lugar mundial por sua rica Cultura e Patrimônio. Isso também explica por que Lisboa é uma das cidades mais atrativas do mundo para aposentadoria, ocupando o 11º lugar como cidade para se aposentar. Dito isso, Lisboa enfrenta desafios com pontuações mais baixas em liderança em ciência e tecnologia, e em atratividade para negócios e investimentos, onde ocupa a 49ª posição, aspectos cruciais para melhorar sua classificação geral e competitividade entre as grandes cidades europeias."
Resultados Globais
Londres mantém sua posição como a cidade com a melhor marca do mundo. A cidade se destaca em Familiaridade (3º) e Reputação (3º), refletindo seu forte perfil global e atratividade. No entanto, Londres enfrenta desafios em Consideração (19º), particularmente em aspectos como viver, investir e se aposentar, onde a acessibilidade (97º) é uma preocupação importante. Nova York e Paris ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente. Paris lidera em Cultura e Patrimônio, enquanto Nova York ocupa o primeiro lugar em Educação e Ciência. Tóquio subiu para a 4ª posição e é vista como líder mundial em ciência e tecnologia. Dubai, agora no 5º lugar global, é considerada a cidade mais respeitada e lidera em potencial de crescimento futuro e atratividade para investimentos.
David Haigh, Presidente e CEO da Brand Finance,referiu,
"O estudo de 2024 revela que a familiaridade pode ser uma faca de dois gumes. Por exemplo, embora Londres continue sendo a cidade com a melhor marca do mundo em geral, suas percepções em certos indicadores se enfraqueceram este ano. Já não é considerada a melhor cidade do mundo para visitar, posição agora ocupada por Roma, nem para estudar, onde Boston se destaca. Estes resultados evidenciam as mudanças nas percepções e prioridades de residentes e visitantes, o que pode ajudar os gestores das cidades ao redor do mundo a implementar estratégias eficazes para impulsionar seu crescimento."
Com a introdução de expansões regionais, incluindo o US City Index lançado no início deste ano, o relatório ajuda os líderes das cidades ao redor do mundo a entender as 100 principais marcas de cidades globais.
Para um detalhamento das classificações e perspectivas sobre as marcas de cidades globais, consulte o relatório completo em www.brandfinance.com/globalcityindex
Apresentado pela consultoria de avaliação de marca Brand Finance, o BFGCI baseia-se numa pesquisa global com mais de 15.000 membros do público geral realizada em setembro de 2024 em 20 países de todos os continentes para medir as percepções das 100 principais marcas de cidades do mundo.
Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas de cidades no ranking, além de medir a Familiaridade, a pesquisa perguntou aos entrevistados sobre a Reputação geral e sua Consideração pessoal de cada cidade como um local para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, se aposentar, visitar ou investir. A avaliação das preferências nessas sete dimensões foi complementada com as percepções de 45 atributos de marca de cidade subjacentes, agrupados em sete Pilares (Negócios e Investimentos, Habitabilidade, Cultura e Patrimônio, Gente e Valores, Sustentabilidade e Transporte, Governança e Educação e Ciência).
Para garantir a comparabilidade entre as 100 principais cidades, o Índice exclui as percepções domésticas sobre as marcas de cidades, considerando apenas as dos entrevistados estrangeiros. No entanto, as percepções domésticas também foram medidas na pesquisa e estão disponíveis para os 20 países onde a pesquisa foi realizada.
Sobre a Brand Finance
A Brand Finance é uma consultora líder mundial em avaliação de marcas. Fazendo a ponte entre o marketing e as finanças há mais de 25 anos, avaliando a força das marcas e quantifica o seu valor financeiro para ajudar organizações de todos os tipos a tomar decisões estratégicas.
Com sede em Londres, tem escritórios em mais de 20 países, oferecendo serviços em todos os continentes. Todos os anos, a Brand Finance efectua mais de 5.000 avaliações de marcas, apoiadas por estudos de mercado originais, e publica mais de 100 relatórios que classificam as marcas em todos os sectores e países.
É uma empresa de contabilidade regulamentada, que lidera a normalização da indústria de avaliação de marcas. A Brand Finance foi a primeira a ser certificada por auditores independentes como estando em conformidade com as normas ISO 10668 e ISO 20671 e recebeu o aval oficial do Marketing Accountability Standards Board (MASB) nos Estados Unidos.