No passado dia 21 de março, foi comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e foi também o mote para a apresentação do movimento "Smart For Democracy and Diversity".
As Nações Unidas informaram que a COVID-19 desencadeou uma pandemia paralela, a do ódio e das desigualdades relacionadas com o racismo. Movimentos relacionados com ódio, violência e medo foram desencadeados, visando certas etnias e nacionalidades. Muitas etnias também estiveram também sujeitas a maiores riscos de infeção e morte, o que acentuou as desigualdades. Este ano, com o objetivo de valorizar e sensibilizar a população mais jovem, as Nações Unidas dirigem a sua campanha para o tema "Jovens insurgem-se contra o racismo", procurando estimular atitudes de tolerância, igualdade e antidiscriminação.
A SHINE 2Europe é uma das sete organizações parceiras de seis países europeus no projeto SDD, Smart for Democracy and Diversity, financiado pelo programa europeu Erasmus+, que visa desenvolver uma ferramenta de aprendizagem para a educação de adultos, contra o racismo e a discriminação. Neste âmbito, junta-se hoje e sempre ao movimento #FightRacism. É tudo uma questão de MUDANÇA. Acreditam que aqueles que estão bem informados sobre questões críticas podem defender a mudança com segurança. O conhecimento sobre as formas de discriminação, bem como a familiaridade com as estratégias que a combatem promovem mais igualdade, democracia, participação e inclusão social.
Junte-se às Nações Unidas e ao Projeto SDD através do movimento #FightRacism
A SHINE 2Europe é uma empresa nascida em Coimbra que visa promover comunidades inclusivas para todos os cidadãos, através da investigação, consultoria e apoio à implementação de soluções tecnológicas, saudáveis e inclusivas, com uma visão clara de fomento do crescimento social e da inclusão. Para além do SDD coordena um projeto Erasmus –STEP_UP e participa em dois outros , BIG e DESIRE. Realiza ainda diversos estudos, como o recém entregue "A resposta das organizações da sociedade civil ao enfrentamento da pandemia COVID-19 e as consequentes medidas restritivas adotadas na Europa", comissionado pelo Comité Económico e Social Europeu.