A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Aerowaves abre candidaturas para dança

Written by  Bruno Barreto ft Kim Vos e d e direitos reservados

Candidaturas abertas para coreógrafos residentes na Europa. Plataforma europeia Aerowaves abre candidaturas para seleção de artistas Twenty20

A Aerowaves, a plataforma europeia que pesquisa e mapeia o trabalho de artistas emergentes na área da dança, atualmente com uma rede de parceiros de 33 países e da qual o Centro Cultural Vila Flor é membro recente, lança uma convocatória a todos os coreógrafos residentes na Europa para integrarem a lista Twenty20, finalistas selecionados pelos parceiros desta rede para se apresentarem em 2020 no festival Spring Forward – mostra de talentos emergentes que tem lugar em abril do próximo ano em Rijeka (Croácia) ao longo de 3 dias – e nos espaços dos vários parceiros. Todos os anos, a rede Aerowaves seleciona 20 dos mais promissores coreógrafos na Europa e promove o seu trabalho ao longo de um ano, criando cerca de 100 oportunidades de apresentação, que são garantidas pelos seus parceiros.

Do 'Open Call' realizado no ano passado pela Aerowaves, o qual contou com um conjunto de 790 candidaturas, resultou a seleção de dois projetos com origem em Portugal (de Teresa Silva e Filipe Pereira e de Flora Detraz) entre a lista de finalistas Twenty19, que tiveram a oportunidade de participar no Spring Forward 2019, decorrido de 5 a 7 de abril no La Briqueterie, em Val-de-Marne, perto de Paris. E algumas destas criações finalistas serão apresentadas em Guimarães.

Os coreógrafos residentes na Europa já podem candidatar-se para se tornarem artistas Twenty20, que terão a oportunidade de ver o seu trabalho integrado no programa da edição do próximo ano do festival Spring Forward, a decorrer de 24 a 26 de abril em Rijeka (Croácia), bem como serem programados pelos parceiros da rede Aerowaves, entre os quais o Centro Cultural Vila Flor (CCVF). As candidaturas podem ser realizadas até 12 de setembro através do endereço www.aerowaves.org/artists/opportunities-for-artists, onde se encontra disponível o formulário de inscrição e toda a informação a respeito desta oportunidade promovida pela Aerowaves.

A Aerowaves lança um 'Open Call' anual para coreógrafos emergentes que trabalham na Europa e queiram tornar-se um dos artistas Aerowaves Twenty, uma seleção dos criadores de dança mais entusiasmantes na Europa que são promovidos pela Aerowaves ao longo de um ano. Os parceiros desta rede escolhem pelo menos 3 dos projetos desta seleção para apresentar nos seus espaços ou festivais. O Spring Forward é o festival de 3 dias da Aerowaves que tem lugar em diferentes cidades europeias a cada ano e onde pelo menos 10 dos projetos Aerowaves Twenty são convidados a atuar, juntamente com outros de anos anteriores. Cerca de 100 programadores de toda a Europa (e não só) marcam presença no Spring Forward, para além do público local. A generalidade destes eventos é transmitida em direto via streaming na internet.

Esta plataforma europeia identifica e fomenta a emergência de novos talentos na área da dança e a sua rede – com parceiros em 33 países que partilham recursos e conhecimento – promove oportunidades de apresentação além-fronteiras para coreógrafos promissores mostrarem os seus novos trabalhos a novos públicos. E desta forma reforça ativamente as ligações entre artistas de dança, programadores e públicos entusiastas da dança em toda a Europa. Os parceiros desta rede visualizam e discutem centenas de vídeos de dança com comprometimento e paixão para identificar os próximos artistas Twenty. Um trabalho que se prolonga no encontro anual da rede, que é também uma oportunidade para os parceiros debaterem e formularem os desenvolvimentos futuros da Aerowaves, as próximas edições do Spring Forward e as suas atividades com vista ao desenvolvimento dos públicos desta arte. A Aerowaves contribui ainda para o desenvolvimento da qualidade da escrita e da redação de crítica de dança através do seu programa Springback Academy e da Springback Magazine. Desde 2017, a Aerowaves é apoiada pela União Europeia através de um prémio atribuído por um período de quatro anos às Plataformas da Europa Criativa.

No início deste mês, de 5 a 8 de junho, decorreu em Montemor-o-Novo a PT.19 Portuguese Platform for Performing Arts, organizada pelo Espaço do Tempo, o outro membro português pertencente à Aerowaves. Este evento, que contou com a presença de vários membros desta rede, foi lugar de encontro para a dança, o teatro e a performance, uma oportunidade privilegiada para conhecer alguns dos mais recentes e estimulantes trabalhos de criadores portugueses – entre os quais Lento e Largo da dupla Jonas & Lander, estreado em fevereiro último no GUIdance, em Guimarães –, e foi simultaneamente o momento do lançamento da primeira iniciativa BE THERE!, promovida pela Springback Magazine com o intuito de reunir on-line vídeos integrais das performances e entrevistas com artistas, anfitriões e convidados da rede, diretamente da PT.19. Para que todos possam conhecer o que está a acontecer atualmente com a dança em Portugal. Para que todos, onde quer que se encontrem, tenham a possibilidade de marcar presença no evento, 'estar lá' e mergulhar na cena da dança portuguesa. Para proporcionar uma sensação de real contacto com a arte, as pessoas e o lugar.

Neste encontro no Espaço do Tempo, Sanjoy Roy e Enya Belak Gupta foram os responsáveis pelas reportagens em direto desde o PT.19, em Montemor-o-Novo. As 24 entrevistas realizadas podem ser visualizadas gratuitamente online, assim como os vídeos de 18 performances mediante uma subscrição. Toda a informação sobre a Be There! pode ser encontrada em springbackmagazine.com/be-there. A Springback Magazine disponibiliza ainda conteúdos alusivos a variadas criações apresentadas no âmbito da rede de parceiros da Aerowaves, como artigos e críticas em torno das mesmas e os respetivos vídeos das performances, estes últimos com visualização igualmente sujeita a subscrição.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...