A obra da autoria de Filipe Crawford a partir da recolha de textos da obra poética de Cabral do Nascimento e de contributos para a compreensão da sua obra e vida, estreia-se no dia 22 de abril , às 21h e 23 de abril 18h, no Teatro Baltazar Dias, no Funchal.
O Meu Avô é o título de um espetáculo sobre a vida e obra de Cabral do Nascimento, poeta madeirense da geração da “Presença” e do “Orpheu”, seguidor das correntes do Simbolismo e do Modernismo, mas justamente classificado como “inadjetivável” por Fernando Pessoa (citado por Vasco Graça Moura no seu prefácio à Obra Poética de Cabral do Nascimento, 2003, Porto, Edições Asa.
O propósito do espetáculo é contar a vida de Cabral do Nascimento do ponto de vista afetivo e familiar do seu neto, Filipe Crawford, misturando as memórias de infância e adolescência, em que conviveu com o avô, com dados da sua Biografia e com excertos poéticos da sua Obra. Esta viagem à infância, aponta para um retrato moral da integridade do poeta e para uma filosofia de vida e de existência, refletindo sobre o ser humano através da sua poesia. Trata-se de uma criação inédita que prestará homenagem, e divulgará, este poeta madeirense, que faz, em 2022, 44 anos que nos deixou e cuja memória queremos recordar.
FICHA ARTÍSTICA:
Autoria – Filipe Crawford
Encenação e Interpretação – Filipe Crawford
Apoio Dramatúrgico – Ana Salgueiro
Imagem Gráfica– Maria Teresa Crawford Cabral
Assistência de encenação e supervisão técnica – João Crawford
Design e montagem vídeo – Martim Cruz
Multimédia, design de som e luz – Filipe Crawford
Classificação: M/12, Duração: 80 m