A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Mostra brasil teatro online

Written by  Sara Espirito Santo fts direitos reservados

 

De 27 Maio a 27 julho, vai estar disponível on demand, 5 espectáculo criados online e protagonizados pelas artizes brasileiras Irene Ravache, Débora Falabella, Alessandra Negrini, Denise Fraga e Yara de Novais. 

A Fontes Artes, uma das mais reconhecidas produtoras de espetáculos no Brasil, promove em Portugal a partir de maio, a Mostra Brasil Teatro Online, criada e pensada especialmente para o formato online. A mostra inclui uma programação de conteúdos protagonizados por algumas das maiores estrelas brasileiras, por atrizes bem conhecidas do público português como Irene Ravache, Débora Falabella, Alessandra Negrini e Denise Fraga que criaram os espetáculos neste novo formato para se adaptar ao já habitual quotidiano em tempos de confinamento que ainda se vive um pouco por todo o mundo, incluíndo no Brasil e Portugal.

Responsável por alguns dos mais bem sucedidos espetáculos virtuais criados no período da pandemia, a Fontes Artes reúne agora numa plataforma única e exclusiva para Portugal cinco espetáculos disponíveis a partir do fim de maio e alojados num micro-site na Ticketline Live Stage.

Estes 5 espetáculos estarão disponíveis de imediato mediante acesso à plataforma em formato on demand, ou seja, com bilhetes virtuais sempre disponíveis para as pessoas conseguirem ver uma vez na data e horário que lhes for mais conveniente, enquanto decorre a Mostra.

Segundo Gabriel Fontes Paiva, diretor artístico da empresa , “No Brasil fomos encorajados pela política pública a realizar espetáculos online desde o segundo mês de confinamento e os artistas foram atrás de se expressarem da forma como era possível para o momento. O resultado foi muito criativo e interessante. Algo difícil de se classificar nas divisões atuais, mas tem sido denominado como híbrido ou espetáculo online.” Desde o início da pandemia foram produzidos mais de mil espetáculos com esta natureza no Brasil, o que gerou uma nova ordem de manifestação artística que apesar de muito recente acabou por ser testada e experimentada milhares de vezes. O resultado destas novas experiências é uma linguagem completamente original que funde teatro, cinema, vídeo, depoimentos e tecnologias de encontro virtual. O que eles têm em comum? Todos apresentam textos teatrais em linguagem audiovisual inovadora.

 

 PROGRAMAÇÃO


 "A Árvore", protagonizada por Alessandra Negrini

Sinopse

Há alguns meses M. tem vindo a enfrentar um estranho e inexplicável processo de metamorfose ao ver seu corpo transformar-se numa estrutura vegetal.
Prestes a completar a transmutação, ela despede-se das suas feições mundanas com uma conferência que reflete sobre os aspectos extraordinários da experiência vivida por um corpo humano.

Foto João Caldas Filho

 


 "Alma Despejada", protagonizada por Irene Ravache

Sinopse

Irene Ravache interpreta a personagem Teresa em texto de Andréa Bassit, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada. Em sua visita derradeira, Teresa se lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida. A personagem transita entre o passado e o presente, de maneira poética e bem-humorada.


 

"Contrações", protagonizada por Débora Falabella e Yara de Novaes

Sinopse

Com texto do dramaturgo inglês Mike Bartlett, "Contrações" é uma obra cruelmente engraçada, que parte de uma situação totalmente plausível para demonstrar a sua faceta mais absurda.
A ação passa-se num único espaço: o escritório de uma grande corporação. A gerente (Yara de Novaes) convoca e solicita a Emma (Débora Falabella), sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação com outro empregado da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, libera as suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter o seu emprego, a funcionária acaba por se render e coloca em causa a sua vida privada.

Foto João Caldas Filho


 "Galileu e eu. A Arte da dúvida", protagonizada por Denise Fraga

Sinopse

A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição. Sua atitude, considerada cobarde por muitos, permitiu porém, que o cientista terminasse seu famoso livro "I DISCORSI", uma obra que revolucionou a ciência.


 "Neste Mundo Louco Nesta Noite Brilhante", protagonizada por Débora Falabella e Yara de Novaes

Sinopse

Enquanto aviões de várias partes do mundo decolam e aterrissam, a vigia do KM 23 de uma rodovia abandonada encontra jogada no asfalto uma garota que delira após ser violentada naquela noite estrelada.

 

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos