A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Wave dance labs +55

Written by  Msafalda Simóes crtz direitos reservados

 

O Projecto Wave Laboratórios de Criação Coreográfica +55 Anos & Seniores  com direção Artística: Rafael Alvarez , irá decorrer entre 7 a 12 Maio 2019, Carpintarias de São Lázaro, Lisboa.

A Bodybuilders de Rafael Alvarez promove um projecto de formação e criação coreográfica para Maiores de 55 anos & Seniores resultante de um intercâmbio e colaboração artística entre 20 participantes da região de Paris e Lisboa que em conjunto serão desafiados para explorar e desenvolver uma proposta coreográfica conjunta com apresentação pública em Lisboa. O processo de formação, pesquisa e criação estrutura-se através de dois laboratórios intensivos a realizar em Paris (25-28 Abril) e em Lisboa (7-12 Maio) culminando na apresentação de um espectáculo final em Lisboa (12 Maio, Carpintarias de São Lázaro). O WAVE DANCE LAB terá uma extensão em Palmela integrado na programação do Festival Micro FIAR (24 a 27 Julho, Cine-Teatro São João).

O Projecto WAVE (Portugal-Japão-França-Malásia), dá continuidade à pesquisa e criação coreográfica iniciada em 2017 pelo coreógrafo Rafael Alvarez no Japão. Para além da criação e circulação do solo "NO INTERVALO DE UMA ONDA" (2017) e do dueto "NA ONDA DA DISTÂNCIA" (2018-19) em Portugal, no Japão, Malásia, Tailândia e Laos, o Projecto WAVE integra ainda um conjunto de actividades de criação, apresentação e formação (residências, espectáculos, laboratórios e masterclasses) realizadas em Portugal, França, Japão e Malásia envolvendo localmente artistas profissionais e estudantes do ensino superior artístico, bailarinos com diversidade funcional e maiores de 55 anos & seniores na apresentação de diferentes criações de ligação à Comunidade.

Uma imagem iniciática motiva a criação do projecto WAVE, permanecendo invisível, mas presente ao longo das diferentes criações – “A Grande Onda de Kanawaga”, obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”). Neste mundo flutuante nada é demasiado pequeno ou insignificante para deter a nossa atenção. Este projecto de sombras, evocações e máscaras cuja onda de Hokusai permite corporalizar é um convite duplo à viagem e à quietude, mergulhando a Oriente e a Ocidente numa coexistência de leituras e imagens, onde o menos é mais.

O WAVE DANCE LAB +55 Anos convida todos os seus participantes e públicos a mergulhar numa viagem ao Japão para descobrir através de um dialogo silencioso, a simplicidade e a potência dos principais materiais e matérias presentes ao longo desta criação - Luz e Sombra, Corpo e Papel, contribuiem para a exploração e construção de um espectáculo de dança que se situa na fronteira entre uma instalação habitada, uma paisagem coreográfica e um ritual de movimento monocromático.

Para além do ponto de partida da imagem da Grande Onda que inspira e acompanha o Projecto WAVE, os participantes do WAVE DANCE LAB +55 Anos exploraram e desenvolveram diferentes fontes de pesquisa e materiais coreográficos, através de propostas de improvisação e composição, aprofundando metodologias e ferramentas de criação/interpretação em dança contemporânea, no contexto de um verdadeiro laboratório destacando a partilha e o intercâmbio, a individualidade, autonomia, identidade artística e criatividade de cada participante. Criando estruturas e partituras coreográficas simples, baseadas num vocabulário comum e no desenvolvimento de estados, rituais e qualidades de movimento experienciados ao longo do processo de formação e criação artística. Focando a atenção na forma e no movimento, nas emoções e nos sentidos, e nas leituras e metáforas desenhadas a partir do corpo - uma coleção de gestos, imagens e esboços coreográficos da ordem do simbólico, do abstrato e do poético. Silêncio, imobilidade, equilíbrio, desequilíbrio, ausência, presença, pausas, suspensões, invisibilidade, respiração. Estas são as palavras-chave que guiam este projeto e que aompanham as pesquisas desenvolvidas neste laboratório. Uma obra que nasce do olhar e das imagens partindo do espaço do imaginário e da memória. Revelando rituais efêmeros dançados entre ausência e presença, dentro e fora da luz - na sombra do corpo e no corpo da sombra. O projecto reúne cerca de 20 participantes com idades entre os 55 e os mais de 75 anos, com ou sem experiência anterior em dança contemporânea, com interesse no desenvolvimento das suas potencialidades criativas e performativas através do movimento e da criação em dança contemporânea, valorizando a sua experiência de vida. Aberto igualmente a participantes de outras idades e experiências.

O WAVE DANCE LAB +55 Anos surge na continuidade e no contexto do projecto regular - Aulas de Danç a Contempor â nea para Maiores de 55 Anos & Seniores criado em 2001 pelo coreógrafo Rafael Alvarez, realizando-se desde então de forma regular (aulas semanais, workshops, laboratórios e apresentações) em Portugal e no estrangeiro (França, Alemanha, Argentina e Brasil). Nestas aulas os participantes são desafiados a mergulhar no universo da dança contemporânea, experimentando possibilidades de descobrir através do corpo, a criatividade, partindo de um encontro do movimento e da dança com outros materiais, como a música e as imagens, explorando diferentes linguagens e técnicas da dança contemporânea através de um espaço criativo aberto ao diálogo, à partilha e ao encontro. Explorando emoções, sensações, ideias, memórias, sons e imaginários que se podem transformar em danças e histórias de movimento. Promovendo o envelhecimento ativo, no combate à inércia e na prevenção da diminuição de mobilidade, através do estímulo da autonomia física, intelectual e criativa. Um convite aberto a todos independentemente da idade para explorar a criatividade, aliada ao prazer de dançar.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...