A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Em suspenso

Written by 

 

Jacinto Rodrigues apresenta um conjunto esculturas que reflete um período de tempo de dois anos, que se traduzem numa orgânica associada aos regionalismos e que também representam uma evolução natural do seu trabalho artístico. Uma exposição para ser vista até 6 de dezembro, no Teatro Baltazar Dias.

 Maria Fernandes, a escritora, na sua introdução sobre este conjunto escultórico refere “É uma suspensão do movimento, a impressão que causa o estender do olhar pelo conjunto escultórico que se nos apresenta. Uma verdadeira acepção da insustentabilidade da sombra que se alonga, serpenteando por entre a forja da verdade da matéria. Nas idas ao Norte para o conhecimento da profundidade das sombras, pide saber que a promessa era a possibilidade da Poesia.”

O escultor sobre esta exposição elucida,“A minha ideia inicial era concretizar uma homenagem à ilha da Madeira em pedra, contemporânea, atual, uma peça muito grande, queria que fosse um monumento, como não foi possível, tornou-se então numa linguagem, que atravessa todas as peças na exposição, porque eu não gosto de misturas. O desafio nunca é técnico, é mais o encontrar condições e um espaço, porque idealizar e concretizar estas peças no espaço de tempo de dois anos, se isto não é coragem, então, eu não sei o que é”.
“Em suspenso é apenas o título é captar o movimento de um tecido, tem a ver comigo, com o meu percurso e com quem eu sou como artista. As peças têm um toque de regionalismo, por isso é tecido, com bordados madeira”.

 

 "As peças em madeira começaram com um cedro do Líbano e uma acácia da Austrália, são árvores que morreram no grande incêndio do Funchal, era para ser uma exposição só em pedra, mas como ocorreu esta possibilidade passei a usar madeira e ferro".

 

As três peças representam quadros cobertos em tecido, daí a libertação da forma geométrica que é ocultada ao mesmo tempo.

Ainda sobre o trabalho de Jacinto Rodrigues, a poetisa, acrescenta " Há no conjunto, uma provocação sensorial: a suavidade latente convidando à carícia, ao toque das peças. como se para verificar o tecido (se seda, se linho, se o quê), ou secar as mãos, afagar o rosto e em tudo isto, observar a luta intrinseca entre a leveza final alcançada e a rudeza da matéria domada pela mão e mente do criador". 

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...