A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Curtas-metragens para ver ou rever

Written by 

Última oportunidade para ver "Filmes Curtos para Dias Longos", ver as curtinhas em família, relembrar as histórias da competição nacional e outras novidades. 


A Agência da Curta Metragem tem levado a cabo uma iniciativa com o título "Filmes Curtos para Dias Longos" para ajudar a diminuir a distância em relação ao cinema neste período de confinamento, apresentando num espaço virtual várias curtas-metragens de autores portugueses. O Curtas Vila do Conde associou-se nas últimas semanas a essa iniciativa com um programa que celebra o formato e apresenta algumas das produções do Curtas ao longo dos últimos anos, filmes que contam como característica importante uma ligação à região norte de Portugal, e alguns têm mesmo uma relação directa com Vila do Conde, onde foram rodados. Este programa, que permite não só conhecer parte da história recente do festival, como também da região onde este decorre, está disponível nesta ligação apenas durante os próximos dias.
Last chance to see "Short Films for Long Days"
Agência – Portuguese Short Film Agency has carried out an initiative with the title "Short Films for Long Days" to help close the gap in relation to cinema in this period of confinement, presenting in a virtual space several short films by Portuguese authors. In the last few weeks, Curtas Vila do Conde joined this initiative with a program that celebrates the format and presents some of Curtas' productions over the past few years, films that count as an important feature a connection to the northern region of Portugal, and some even have a direct relationship with Vila do Conde, where they were shot. This program, which allows you to discover not only part of the recent history of the festival, but also the region where it takes place, is available on this link only for the next few days.

Curtinhas em Família
O Curtas Vila do Conde, em colaboração com a Agência da Curta Metragem, preparou uma seleção de curtas-metragens de animação, para os serões em família, durante o mês de Maio. A seleção parte do catálogo de filmes da secção infanto-juvenil "Curtinhas", que passaram pelas últimas edições do festival. A iniciativa irá dividir-se em duas sessões - uma dedicada aos maiores de 3 anos e outra aos maiores de 6 anos -, começando na próxima sexta-feira (8 de maio). Os filmes mantêm-se para visualização gratuita até dia 1 de junho (Dia Mundial da Criança). O Curtas oferece ainda uma série de propostas de atividades que as famílias podem fazer no final de cada sessão: são simples e divertidas, como a elaboração de desenhos, pinturas, fotografias e vídeos a serem partilhadas nas redes sociais do Curtas. As curtas-metragens e as atividades serão disponibilizadas no site do Curtas Vila do Conde.
Curtinhas for the family

Looking Back, as histórias da Competição Nacional
A Competição Nacional teve a sua estreia na terceira edição do Curtas, em 1995. É a segunda competição do festival com maior longevidade, atrás apenas da Competição Internacional. A história desta competição é também a história do Curtas e intimamente ligada ao que de mais importante aconteceu no cinema português nas últimas três décadas, algo que é reflectido na popularização da expressão "Geração Curtas". Neste artigo propomos um olhar sobre a Competição, as suas histórias e os seus autores, nomes como Miguel Gomes, Sandro Aguilar e João Nicolau, sem esquecer os nomes emergentes de uma nova geração de realizadoras, recentemente premiadas no festival.º

Regina Pessoa online no Internationales Trickfilm-Festival Stuttgart
A curta-metragem "História Trágica com Final Feliz" de Regina Pessoa será exibida na edição online do Stuttgart Festival of Animated Film (ITFS), a realizar-se de 5 a 10 de maio, no site do festival. A exibição do filme terá lugar no dia 9 de maio após a transmissão de uma entrevista com a realizadora Regina Pessoa, a partir das 18h56 (CEST) [17h56 em Portugal]. A exibição e entrevista estão inseridas no programa "Women in Animation", com uma seleção dos filmes de animação mais singulares e notáveis das últimas décadas, realizados ou produzidos por mulheres.

Loja das Curtas com descontos
A Loja das Curtas continua disponível para fazer encomendas através da loja online no site, Facebook e Instagram. Nos tempos de isolamento responsável que atravessamos, um livro, um disco ou um filme são sempre boa companhia e na Loja das Curtas pode encontrar literatura sobre arte, cinema e cinema expandido, ciências sociais e humanas e literatura; discos, vinis e dvds (alguns deles produzidos pelo Curtas Vila do Conde). Até 31 de Maio a Loja apresenta algumas promoções a não perder: uma selecção de artigos do Curtas a 70%, 15% desconto nas editoras Humus, Almedina, Planeta Tangerina, Orfeu Negro e nos artigos da Midas Filmes/Alambique, e portes grátis a partir de 50€ em compras.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...