A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

O dia + curto volta em 28 localidades portuguesas

Written by 

Pelo sétimo ano consecutivo, Portugal celebra o Dia Mais Curto com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país e ilhas durante o mês de dezembro, entre 21 e 22 de dezembro.

Todos os anos marca-se a chegada do Inverno ao hemisfério Norte, resultando no Solstício de Inverno, que coincide com o dia mais curto do ano. Se este dia marca um momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, queremos que este seja também um momento em que estamos mais perto do cinema, celebrando a curta-metragem. A ideia tem alcançado uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento irá percorrer todo o país, com uma seleção de curtas-metragens nacionais e internacionais, para adultos e crianças.
O Dia Mais Curto regressa em dezembro com sessões de cinema em 28 localidades nos locais de projeção mais inesperados. A Agência da Curta Metragem (ACM propõe cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas, com múltiplas sessões de cinema, consagrando assim a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção, desde cinemas, bibliotecas, museus, televisões, transportes públicos, entre outros, em 28 localidades como Almada, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Caxias, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Madalena (Pico), Maia, Odivelas, Ovar, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Viseu.
A AC dispõe de cinco programas de curtas-metragens, que incluem sessões para adultos e crianças, com filmes portugueses ou internacionais, de diferentes géneros, aos quais se juntam programações próprias das entidades que se associaram à iniciativa, "Curtas do Mundo", "Novas Curtas Portuguesas", "20 Anos da Agência", "Amiguinhos" e "Curtinhas para Todos". Paralelamente a estes cinco programas, existirá também espaço para a programação mais particularizada, como é o caso dos "Programas Especiais", cujas sessões são elaboradas pela equipa de programação da Agência e dedicadas a uma temática específica ou realizador, segundo os critérios da entidade exibidora. Pretende-se que O Dia Mais Curto seja também um evento particular que suscite a organização de exibições especiais de cinema.

A agenda da 7ª edição d'O Dia Mais Curto está disponível em: www.odiamaiscurto.curtas.pt


Curtas Vila do Conde Inscrições abertas
As inscrições continuam abertas para as competições do 28º edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que terá lugar entre 11 e 19 de julho de 2020. Os filmes podem ser submetidos via online, nas várias plataformas disponíveis. Aceitam-se novas curtas-metragens produzidas em 2019 ou a produzir em 2020, de duração máxima até 60 minutos (salvo excepções assinaladas), nos mais diversos géneros e nas várias competições do festival. Consulte o regulamento e outras informações aqui. Inscrições até 30 de abril 2020. Inauguração da exposição de Jonathan

Uliel Saldanha na Solar
Ainda antes de terminar o ano, a Solar, a Galeria de Arte Cinemática apresenta a exposição "Locus Amoenus, Locus Horribilis", de Jonathan Uliel Saldanha, um dos artistas mais relevantes da contemporaneidade da arte portuguesa de caráter multidisciplinar. "Locus Amoenus, Locus Horribilis" terá a sua inauguração dia 22 de novembro de 2019, às 18h, na Solar e estará patente até 11 de janeiro de 2020. A inauguração será marcada por um 'live act' de uma dupla composta pelo artista Jonathan Uliel Saldanha e por Diogo Tudela (membros do coletivo Terror), que se inicia às 19h. A inauguração conta também com uma atuação de Daniel Martins, artista convidado para o projeto CAVE, onde apresentará a instalação "Everything is fine".

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos


loading...