O novo projecto de Ricardo Ribeiro com o espanhol Duquende, de fado e flamenco, será estreado no próximo dia 2 de Junho no teatro Pax Julia em Beja, por ocasião da 1ª edição do Festival Terra Mágica | Al-Mutámid o Primeiro Alentejano.
O evento visa através do património de Portugal e Espanha partilhar as respectivas histórias, "entregando o melhor de cada um de nós", conforme refere a organização do evento.
"Tanto Monta, Monta Tanto", o nome do projecto que une Ribeiro e Duquende, é idealizado por Francisco Carvajal com direcção musical de Faustino Núñez.
"Estamos à procura, entre o fado e o flamenco, de uma linha em que se unam as mãos e encontremos um ponto de partida", afirmou Francisco Carvajal, citado pela imprensa espanhola. Uma linha que constrói e desconstrói estes dois géneros, pela mão de artistas de tão grande qualidade como, além de Ribeiro e Duquende, José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado), Daniel Pinto (baixo), Javier Patino (guitarra espanhola flamenca) e palmares.
“O talento de Ricardo Ribeiro e a autêntica “gitanería” de Duquende, dois mestres de seus géneros, abraçam-se para maior glória, encontrando-se nas diferenças e investigando as afinidades”, refere o diretor musical Faustino Nuñez.
Da esquerda para a direita, o Francisco Carvajal, José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença, Ricardo Ribeiro, Duquende, Faustino Núñes, Javier Patino. Foto: Adriano Fagundes
Além de Beja, outras duas actuações estão já marcadas
Dia 21 de Setembro, Casa da Música, Porto,
Dia 11 de Novembro, Casino Estoril.