A Iniciativa de Cidadãos Europeus atingiu mais de 1,4 milhão de assinaturas. Pela segunda vez um novo recorde com mais de um milhão de pessoas em toda a União Europeia que disseram claramente que os testes em animais devem acabar.
Mais de dez milhões de animais, gatos, cães, coelhos, ratos e outros, sofrem uma existência agonizante todos os anos em pesquisas e testes em laboratórios em toda a Europa. Agora, os cidadãos europeus estão exigindo o fim do uso cruel de animais em testes de cosméticos e produtos químicos, bem como um plano ambicioso para acabar com todos os experimentos em animais.
Como o prazo para a coleta de assinaturas para a Iniciativa de Cidadania Européia (ICE) terminou às 23h59 de quarta-feira, 31 de agosto, 1.413.383 assinaram. Um marco sem precedentes, este é o segundo ICE nesta edição que ultrapassou a marca de um milhão de assinaturas. O primeiro foi Stop Vivisection em 2015.
Kerry Postlewhite, Diretor de Relações Públicas da Cruelty Free Europe, disse: "Embora agora tenhamos que esperar vários meses para ver se nossa ICE é validada pelos estados-membros da UE, o grande número de assinaturas e o fato de que esta é a segunda vez os cidadãos disseram não aos testes em animais, deve certamente sublinhar aos legisladores europeus a força do sentimento que existe sobre esta questão.
"Esperamos que desta vez a Comissão Europeia, os membros do Parlamento Europeu e os governos nacionais tomem cuidado e ajam imediatamente para acabar com os testes em animais de ingredientes usados em cosméticos. Também precisamos de um plano ambicioso e urgente para consignar todos os outros experimentos em animais para os livros de história a que pertencem."
O Save Cruelty Free Cosmetics/End Animal Testing ECI foi lançado em agosto de 2021 pelas organizações de proteção animal Cruelty Free Europe, PETA, Eurogroup for Animals, European Coalition to End Animal Experiments e HSI Europe, apoiadas por empresas globais de beleza e cuidados pessoais, como The Body Shop e Dove, e ativamente promovido por uma coalizão de grupos e ativistas de todos os cantos da Europa.
Postlewhite continuou: "Estamos incrivelmente orgulhosos deste marco colaborativo e esperamos a validação bem-sucedida das assinaturas. O povo da Europa deixou clara a tarefa para a Comissão Europeia, ela deve apresentar propostas legislativas substantivas para eliminar gradualmente os experimentos com animais e acabar com o sofrimento de milhões de animais em laboratórios na Europa. Exigimos mudanças nos testes e pesquisas. Já é hora de a Europa superar os testes cruéis e desatualizados em animais."
Os organizadores da iniciativa agora têm três meses para enviar assinaturas às autoridades competentes dos Estados membros para validação antes de poderem levá-la à Comissão Europeia e ao Parlamento para ação. Até à data, apenas seis ICE de um total de 90 registados concluíram com sucesso esta fase de validação.
A Iniciativa de Cidadãos Europeus (ICE) é um organismo oficial da UE para influenciar os legisladores na Europa, uma ferramenta única para a mudança. Cada assinatura passa por um processo de verificação. Depois de receber as assinaturas finais, a Comissão da UE examinará cuidadosamente a iniciativa.
No prazo de 1 mês após a receção da iniciativa, os representantes da Comissão encontrar-se-ão com os organizadores para que possam explicar detalhadamente as questões levantadas na sua iniciativa
Dentro de 3 meses, a ICE terá uma audiência plenária completa no Parlamento Europeu, seguida de uma possível votação.
No prazo de 6 meses, a Comissão adotará uma resposta formal especificando que ação irá propor em resposta à iniciativa de cidadania, se houver, e as razões para o fazer ou não.
Sobre Cruelty Free Europe
Trata-se de uma rede de grupos de proteção animal com sede em Bruxelas que trabalha para acabar com os testes em animais em toda a Europa. Com 19 membros associados, atuamos como uma força para animais em laboratórios em toda a UE e em toda a vizinhança europeia. Trabalhando com membros eleitos do Parlamento Europeu, governos, reguladores, funcionários e apoiantes, nossos especialistas coordenam esforços para garantir mudanças para os animais que atualmente sofrem em experimentos na Europa. Acreditamos que não há justificativa moral racional para usar animais em experimentos. Em vez disso, defendemos a pesquisa científica progressiva e humana e a vida livre de crueldade.
www.crueldade.org