A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

Gatronomia de bordo em ílhavo

Written by 

De 14 a 18 de novembro o Município de Ílhavo dinamiza a Gastronomia local, através do Festival Gastronomia de Bordo. Evento que projeta para os dias de hoje a gastronomia . os seus sabores e costumes, tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar com a mentoria da chef Patrícia Borges, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e chef nacional especialista em peixe.

Repartido por três momentos, este festival apresenta as particularidades locais e as dimensões coletivas, numa oportunidade para a degustação dos paladares marítimos, que teve início, em outubro, em Peniche e que terminará, em dezembro, na Murtosa.

O programa de 14 a 18 de novembro é constituído por atividades que têm como objetivo relembrar a história e tradição da região na pesca ao bacalhau em locais longínquos, nomeadamente nos mares frios do Atlântico Norte. Considerada a Capital Nacional do Bacalhau, Ílhavo, e os 14 restaurantes aderentes mostrarão as refeições que eram servidas a bordo dos bacalhoeiros, normalmente com as partes consideradas menos nobres do bacalhau. É o caso do samos, das caras, das línguas e da chora (sopa de cabeças ou caras de bacalhau).

Nos três dias dedicados à gastronomia de Bordo haverá ainda tempo para realizar visitas gastronómicas e históricas orientadas por especialistas dos sabores e da história da região.
A primeira visita está agendada para as 18h30 do dia 14 e consiste num passeio orientado de bicicleta à Costa Nova do Prado, sendo o ponto de encontro no Cais Criativo Costa Nova. Trata-se de uma visita gratuita que apenas necessita de inscrição prévia, com a Organização a disponibilizar bicicletas.

No dia seguinte o ponto de encontro será às 17h30m no Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré e será feita uma visita pedestre à Lota e às restantes instalações da Docapesca, no Porto de Pesca Costeira. Neste caso a visita implica a inscrição e o pagamento do evento.
Na sexta-feira, dia 16, os visitantes poderão fazer uma visita orientada pedestre ao centro de urbano de Ílhavo. O ponto de encontro está marcado para as 18h15 no Largo da Igreja Matriz.

As visitas gastronómicas estão agendadas para o fim-de-semana. No sábado às 15 horas será feito uma passeio orientado de bicicleta aos estaleiros Delmar Conde e Carmonáutica, com um custo de 8 euros/pessoa. O ponto de encontro será no Largo da “Bruxa”, na Gafanha da Encarnação, às 15 horas.
O último passeio tem como temática as viagens de sabores e de bacalhau e consiste numa visita orientada náutica e pedestre ao porto de pesca costeiro e a empresa de transformação alimentar do bacalhau – Bacalhau Barents, com degustação preparada pelo chef Ricardo Marques (Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel). Terá início às 10 horas, no Miradouro do Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré.

 

“Sentidos de Mar” apresenta-se como programa complementar ao Festival Gastronomia de Bordo

“Sentidos de Mar” é uma nova iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo, incluída na atividade do Museu Marítimo de Ílhavo, que contempla visitas orientadas (maioritariamente no exterior do museu) como programa complementar ao Festival Gastronomia de Bordo, com início marcado para esta quarta-feira, 14 de novembro.
Até ao final deste ano e prolongando-se até 2020, a pretexto do mar, das pescas e das comunidades serão promovidos um conjunto de circuitos orientados (pedonais, de bicicleta ou em lancha) que irão experimentar e visitar o património marítimo e iconográfico do Município de Ílhavo, incluindo o religioso, bem como outros aspetos muito particulares e relevantes, mas menos abordados, da cultura marítima local. Será uma forma diferente, com muitas surpresas, de descobrir e valorizar e história e identidade seculares ilhavenses.
No dia do arranque do Festival Gastronomia de Bordo, dia 14 de novembro, Sentidos de Mar irá descobrir que a Costa Nova é mais do que os tradicionais Palheiros(18:20 horas). Desde o início da ocupação humana a 2018 muito se alterou naquela praia. Quem foram, e, principalmente, quem são, os reais habitantes desta Costa Nova? Será um passeio de bicicleta, no final do dia, para melhor redescobrir o que pensamos conhecer bem.
No dia 15, pelas 17:30 horas, terá lugar um passeio pedestre orientado no Porto de Pesca Costeira, com visita à Lota e possibilidade de assistir a um leilão e contactar com os protagonistas desta saga diária que zelam pela qualidade do peixe. O Porto de Pesca é o palco maior do circuito dos peixes da costa. Entre a pesca e a distribuição, que fazem chegar o peixe a cada casa, há uma série de etapas a cumprir para garantir a qualidade do que se come.
Na sexta-feira, dia 16 de novembro, pelas 18:15 horas, haverá um passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo que percorrerá os caminhos da procissão do Senhor Jesus dos Navegantes e levará a descobrir o que de mais genuíno e puro tem esta tradicional e genuína devoção.
O fim de semana reserva espaço para três iniciativas do “Sentidos de Mar”.
No sábado, dia 17 de novembro, e a integrar as comemorações do Dia Nacional do Mar, haverá, pelas 10:00 horas, uma visita gastronómica orientada, com degustação, ao Museu Marítimo de Ílhavo para descobrir e provar os sabores do passado das pescas longínquas nacionais. Pelas 16:00 horas, será a vez de visitar dois estaleiros de tecnologia e construção naval, dois posicionamentos muito distintos, ancorados nas técnicas do passado que asseguram uma melhor ação no presente e melhor planeamento no futuro.
Domingo, dia 18, pelas 10:00 horas, terá lugar uma viagem repleta de sabores e Bacalhau. Literalmente, embarca-se nesta aventura de descoberta do Porto Bacalhoeiro e do seu protagonista: o bacalhau. Haverá lugar a uma visita à empresa Barants e à degustação do Bacalhau preparado pelas mãos do chef ilhavense Ricardo Marques.
Em 2018 o ciclo de iniciativas encerra com um passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo, no dia 25 de novembro (10:00 horas). O território urbano labiríntico instiga à curiosidade da história e estórias que conduzem à procura da lógica e do sentido das vidas dos protagonistas da Faina Maior.

PROGRAMA COMPLETO

14 novembro, quarta-feira, 18h20
Costa Nova do Prado, mais do que os palheiros...
Passeio ciclável orientado na Costa Nova do Prado.
Gratuito.
Bicicleta disponibilizada pela organização

15 novembro, quinta-feira, 17h30
No Porto de Pesca Costeira, o circuito dos peixes
Passeio pedestre orientado no Porto de Pesca Costeira com visita à Lota.
Pagp

16 de novembro, sexta-feira, 18h15
Ílhavo, caminhos da procissão do Senhor Jesus dos Navegantes
Passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo.
Pago

17 de novembro, sábado, 10h00
Gastronomia de Bordo no Museu
Visita gastronómica orientada ao Museu Marítimo de Ílhavo por José Gomes Ribeiro, Álvaro Garrido e Patrícia Borges. Com degustação.
Pago

17 de novembro, sábado, 15h00
Tecnologia e técnica da Construção Naval – passado vs presente
Passeio orientado ciclável nas Gafanhas da Encarnação e do Carmo, com visita aos estaleiros Delmar Conde e Carmonáutico                                                                                                                        Pago                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Bicicleta disponibilizada pela organização

 

18 de novembro, sábado, 10h00
Viagens de sabores e bacalhau
Passeio de barco e pedestre com visita à Bacalhau Barents e degustação de Bacalhau.
Transporte de barco disponibilizado pela organização                                                                                                                                                                                                                                             Pago

25 de novembro, domingo, 10h00
No centro de Ílhavo, história e "estórias" da terra e do mar...
Passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo.                                                                                                                                                                                                                                        Pago

 

Estas ações inserem-se no projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

As inscrições, sujeitas a confirmação e limitadas, podem ser efetuadas no Museu Marítimo de Ílhavo (234 329 990 ou em visitas.mmi@cm-ilhavo.pt) e incluem guia, seguro e cedência de bicicleta. A idade mínima recomendável é a de 12 anos. As atividades têm a duração estimada de duas horas.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos