A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

Humor em campeonato mundial do improviso

Written by 


Espontâneo, o Festival Internacional de Teatro de Improviso 21 a 24 de Abril no Centro Cultural Olga Cadaval.

Depois do Campeonato Mundial de Improviso esgotar o Coliseu dos Recreios, o Espontâneo regressa a Sintra,. Considerado pela crítica especializada como um dos melhores festivais de improviso do mundo, o Espontâneo regressa finalmente a palco (após a edição online de 2021) com um elenco de convidados internacionais e nacionais de luxo.

O público será brindado com alguns dos mais surpreendentes improvisadores da atualidade entre os quais destacamos o musical improvisado dos britânicos Music Box e os aclamados solos de improviso de Pillar Villanueva, Piolo Juvera e de Ricardo Zárraga.

A nível nacional destaque ainda para a nova proposta dos Instantâneos, “Amor”, ao qual se juntam três ensembles dirigidos pelo mestre colombiano Gigio Giraldo. No Festival existe ainda a possibilidade de participar em dois workshops, Teatro de Canovaccio com Gigio Giraldo (Colômbia) e Performance Gestual e Pantomima para Improvisadores com Ricardo Zárraga (México).

O Campeonato Mundial de Improviso e o Espontâneo- Festival Internacional de Teatro de Improviso é organizado pelo Espontâneo, que ao longo de uma década assumiu uma posição de vanguarda na improvisação teatral em Portugal. Este ano completam dez edições que trouxeram a palcos nacionais os mais consagrados nomes desta arte, provenientes dos 4 cantos do mundo.

 

Instantâneos

Os Instantâneos são um coletivo artístico fundado em 2011, com o intuito de investigar, pesquisar e promover a improvisação teatral enquanto arte performativa de vanguarda.
É neste âmbito que ao longo do seu percurso, os Instantâneos foram responsáveis por alargar as fronteiras conceptuais desta arte e produziram mais de uma dezena de projetos inovadores, que se afirmaram pela sua originalidade estética e maturidade artística.
A diversidade de competências curriculares, de cada um dos componentes do coletivo, constitui também uma mais valia para o processo criativo interno, permitindo a inclusão de elementos transversais à linguagem teatral, diversidade conceptual e variedade performativa.
O trajeto dos Instantâneos é também alicerçado na constante formação técnica e teórica, secundada por um conjunto de professores nacionais e internacionais.
É neste contexto que surge a ideia de produzir, em 2012, a primeira edição do Espontâneo – Festival Internacional de Teatro de Improviso. A inicial união de esforços com diversos congéneres europeus, abriu a porta à expansão deste projeto único em Portugal e que tem feito um percurso que o afirma como um dos maiores festiyais europeus de improviso.
Os Instantâneos contam também com um vasto rol de participações em festivais internacionais de improviso teatral entre os quais se destacam o FESTIM - Festival Internacional de Improvisacion de Madrid, o Wurzburg ImproTheatre Festival (Alemanha) e o Encuentro Nacional de Improvisación – Zaragoza Improvisa.
A nível nacional marcaram presença em festivais como o FITIJ Festival Internacional de Infância e Juventude (Santarém), Amo-Teatro (Funchal), Festival de Teatro de Rua (Chaves), Muscarium (Sintra), entre outros.
Contribuíram para a primeira publicação académica dedicada ao teatro de improviso em língua portuguesa, “O Corpo no Teatro de Improviso” do autor brasileiro Zeca Carvalho e foram responsáveis pela tradução do livro do conceituado improvisador argentino Omar Galván, “Yes But, A Impro e a Sua Encruzilhada”.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos