A Look at the Portuguese World

ptenfrdees

 

h facebook h twitter h pinterest

Ezequiel

Written by 

O espectáculo multimédia cuja criação artística esta a cargo Norberto Gonçalves Cruz com direção imagem e multimédia de Turnino Caires e direção de cena de Isabel Martins, que teve a sua estreia no passado dia 21 de Janeiro, no Teatro Baltazar Dias, devido a uma clarificação introduzida pela mais recente publicação da Resolução 38/2021 – I Série do JORAM, sobre a lotação das salas de espectáculo na Região, a Câmara Municipal do Funchal, a entidade responsável pela gestão do Teatro informa que as sessões do espetáculo “Ezequiel” irão realizar-se com a lotação máxima de 5 pessoas por sessão. Quem já adquiriu bilhetes para o espetáculo entre os dias 22 e 24 de janeiro, deverá aceder ao link https://teatro.cm-funchal.pt/inscricoes/ para obter a confirmação de acesso ao mesmo, que será realizada posteriormente via email. Caso não seja possível obter a confirmação de acesso ao espetáculo, deverá dirigir-se à Bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias para efetuar o respetivo reembolso a partir das 15h30m.

Segundo as palavras do criador do texto Norberto Gonçalves Cruz , "há mais 20 anos atrás, comecei a escrever “Ezequiel”, uma história que começou por uma necessidade de perceber melhor qual é o nosso papel na vida e o quanto importante é permanecer no nosso caminho. Este trabalho tem crescido junto comigo todos estes anos e a viagem espiritual de Ezequiel tem sido uma lição sobre o desapego, sobre o amor aos outros e a conexão com o nosso próprio Ser. A música foi composta durante estes anos de forma muito intimista, dividi com poucos que estava fazendo este trabalho e honestamente não era algo que eu imagina-se um dia pudesse vir a público, Ezequiel sempre me acompanhou nos momentos em que estava comigo próprio e me ajudava a conectar com as minhas mais profundas emoções, lembrando-me quem sou e qual o caminho que devo seguir. O universo de Ezequiel é muito vasto, esses “mundos” pela qual a personagem passa, no meio da sua genialidade como artesão e construtor de autómatos é um mundo de sonho para os outros, desde os órfãos que vivem na sua oficina, acompanhados pelas figuras de “Rickten” e “Claus”, autómatos criados por ele,que vivem neste universo fantástico de sua oficina, até Ana, que foi encontrada pela família de Ezequiel ainda bebé, somente com um relógio de bolso estragado e que se tornou o amor da vida de Ezequiel. Nesse percurso, ele vem a contacto com situações que o desviam do caminho e da sua própria essência, a obsessão, a insegurança, o medo e a culpa o fazem perder sua estrada e toda a magia que outrora criará desvanece. A viagem espiritual de Ezequiel passa então por esse reencontro com ele próprio, acompanhado de guias espirituais que o levam de volta a sua essência, desafiando tudo o que ele até então acreditava.
Sei que são tempos difíceis para a cultura, mas acredito que há sempre uma luz no fundo do túnel, se nos mantivermos no caminho com perseverança no que fazemos, Ez está sendo feito não para ser um acontecimento pontual mas será de acesso posteriormente à todos quando a situação melhorar e nas variadas formas, agora fica a adaptação para o musical.
A minha gratidão a toda a equipa, a Lidiane, ao Miguel, a Isa, a todos mesmo, que têm trabalhado arduamente com a maior exigência nas condições de segurança de todos os envolvidos e em modo que este trabalho possa ser apresentado, com tanta resiliência, consciência e dedicação. O meu muito obrigado pela confiança. Para todos os que trabalham na cultura deixo esta mensagem que meu querido amigo Padre Martins uma vez me disse, “Somos soldados derrotados de causas invencíveis”". 

Ficha Técnica

Criação e Direção Artística
Norberto Gonçalves da Cruz
Produção Executiva
Lidiane Duailibi
Direção Imagem e Multimédia
Turnino Caires
Direção de Cena
Isabel Martins
Figurinos/Adereços/Caracterização
Andorinha
Maquilhagem
Beatriz Batista
Desenho de Luz
Ricardo Martins
Técnico Multimédia
Henrique Santos
Engenharia sonora
Marco Brito
Produção
Carolina Dama
Charles Duailibi
Inês Morgado
Pedro Nunes
Ezequiel
Fábio Ferro
Ana
Mariana Faria
Dara, Espírito da Luz
Dimitra Papathanasopoulou
Arya, Espírito da Terra:
Flavia Reis
Ezequiel (criança)
Matias Chicharo
Rickten:
Diogo Gonçalves
Claus
Xavier Miguel
Tiquit
Júlia Rodrigues
Músicos
Carlos Cruz
Luís Cruz
Norberto Cruz
Vozes:
Júlia Rodrigues
Lidiane Duailibi
Figurantes
Ana Francisca Rosa
Beatriz Teixeira
Inês Nóbrega
Liana Gouveia
Leonor Correia
Nancy Nóbrega
Mafalda Nunes
Mestre Costureira:
Fátima Martins
Costureiras:
Lúcia Aguiar
Mónica Lucas
Produção:
Associação de Bandolins da Madeira
LiGrá - Art & Production
Coprodução:
Teatro Municipal Baltazar Dias
Parceiro
Portal das Artes
WOW Systems

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos